Silver Beauty: cuidados com pele, cabelos e corpo promovem autoestima e envelhecimento saudável

Especialista explica como pequenas rotinas de cuidado contribuem para a beleza após os 50

Silver Beauty não é apenas deixar o cabelo branco, mas assumir a maturidade da pele e dos fios
Silver Beauty não é apenas deixar o cabelo branco, mas assumir a maturidade da pele e dos fios Foto : Freepik / CP

O Silver Beauty é um movimento que propõe a valorização da beleza em todas as fases da vida. Mais do que uma tendência estética, ele representa a aceitação da maturidade, o autoconhecimento e a busca por rotinas de cuidado que promovem saúde, vitalidade e confiança.

Hidratar a pele, realizar limpezas faciais, cuidar da saúde dos cabelos e do bem-estar do corpo: esse combo, que faz bem a qualquer adulto, está cada vez mais comum para quem deseja passar dos 50 anos em harmonia consigo mesmo. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostrou que 83% das mulheres acima de 60 anos consideram a beleza importante em suas vidas.

Para Claudete Carvalho, professora do curso de Estética e Cosmética da FADERGS, o conceito representa uma verdadeira mudança de paradigma.

“Silver Beauty não é apenas deixar o cabelo branco, mas assumir a maturidade da pele e dos fios. É reconhecer que a aparência reflete uma vida e que, mesmo com as transformações naturais do tempo, é possível manter a identidade e se sentir bonita”, contextualiza.

Segundo a docente, esse movimento também incentiva a consciência sobre os cuidados diários e a adoção de rotinas de estética e bem-estar que promovem saúde, vitalidade e confiança.

✨ Envelhecimento saudável

Por muito tempo, a estética esteve associada principalmente ao rejuvenescimento, como se fosse necessário negar o envelhecimento. Hoje, porém, o foco está em promover equilíbrio e qualidade de vida.

“O termo anti-idade passa a ideia de que precisamos parar o tempo, mas não é isso. O objetivo é ter uma pele saudável, um corpo cuidado e uma beleza que acompanha a nossa maturidade”, explica Claudete.

Nesse sentido, os produtos e procedimentos voltados ao público 50+ não são para mascarar a idade, mas para atender às necessidades específicas dessa fase da vida, respeitando mudanças naturais da pele, dos cabelos e do organismo.

✨ Cuidado com os cabelos

O envelhecimento também afeta os cabelos, que tendem a se tornar mais finos, ressecados e frágeis com o tempo. Por isso, cresce a procura por shampoos suaves, tratamentos específicos para couro cabeludo sensível e protocolos que devolvam vitalidade e força aos fios.

“O couro cabeludo também é pele e precisa ter sua função barreira restaurada”, explica a docente.

Para quem prefere manter os cabelos coloridos, as colorações translúcidas e iluminadas vêm ganhando espaço, oferecendo cobertura natural, menor necessidade de manutenção e preservando a saúde da fibra capilar.

Com relação à preferência pelos fios naturais, o Silver Beauty simboliza essa mudança cultural que ensina a valorizar cada fase da vida. Como resume a especialista, “envelhecer não significa perder a beleza. Significa encontrar novas formas de se cuidar e se reconhecer. Existe beleza em todas as fases”.

✨ Os desafios da indústria cosmética

No desenvolvimento dos produtos para pessoas acima dos 50 anos, é preciso realçar e equilibrar as mudanças naturais da vida. “O desafio é compensar todas essas alterações fisiológicas e criar algo que seja funcional, mas que também proporcione uma experiência agradável para passar por essa fase muito bem cuidado”, pontua Claudete.

Outro ponto é a cultura de usar produtos multifuncionais. “A brasileira gosta de uma rotina simples, como por exemplo uma base que já tenha hidratante e filtro solar. Isso precisa ser eficaz além de facilitar o cuidado diário”, acrescenta a especialista.

A tecnologia moderna possibilita que ingredientes regeneradores e antioxidantes alcancem camadas mais profundas da pele, promovendo firmeza, luminosidade e vitalidade sem a necessidade de procedimentos invasivos. Esse avanço reforça o conceito de envelhecimento saudável, que valoriza a saúde da pele, a autoestima e o bem-estar em todos os momentos.

Veja Também

✨ Rotina de cuidados e tratamentos mais indicados

Segundo a professora, não existe segredo mirabolante, a rotina básica bem feita em casa é o primeiro passo. Limpeza, hidratação e filtro solar são indispensáveis. “O protetor solar é o verdadeiro anti-age: protege contra rugas, manchas e até câncer de pele”, complementa.

Além da rotina diária, alguns procedimentos em consultório podem reforçar a saúde e a vitalidade da pele:

1. Peelings suaves;
2. Fotobiomodulação, para estimular células da pele por meio da luz;
3. Radiofrequência e ultrassom, trazendo maior firmeza e sustentação;
4. Massagens faciais e drenagem, para melhor circulação e viço;
5. Cosméticos tecnológicos não injetáveis entregam resultados comparáveis a procedimentos mais invasivos.