Bicho Amigo

Médico-veterinário explica o motivo de cães e gatos não poderem comer chocolate

Substância tóxica para o organismo dos animais presente nos doces de Páscoa pode causar sérias intoxicações aos bichinhos

Com a chegada do feriado de Páscoa os tutores de pets devem se lembrar de não oferecerem chocolate aos seus animais. Para cães e gatos das barras aos ovos de chocolate podem causar uma séria intoxicação.

O médico-veterinário da Adimax, Gustavo Quirino explica que ao contrário da crença popular, não é o açúcar que faz mal aos animais, mas sim a teobromina, que devido ao organismo dos pets não metabolizar substância da mesma forma que o organismo humano, ela se torna altamente tóxica para eles. “A teobromina é muito parecida com a cafeína e tem a finalidade de fornecer energia, mas os animais têm uma sensibilidade muito grande a ela, este efeito de estímulo acaba sendo potencializado.”

As consequências da intoxicação pelo chocolate dependem da quantidade que foi ingerido. “Nos casos em que a ingestão for pequena, o animal pode apresentar vômito e diarreia. Mas se a quantidade ingerida for grande, podem ocorrer problemas no coração, convulsões e até levar o animalzinho ao óbito”, alerta o médico-veterinário. “Se para os humanos os chocolates amargos são considerados mais saudáveis, por conterem maior concentração de cacau, para os animis eles são ainda mais prejudiciais, já que, quanto mais cacau, maior será a quantidade de teobromina em sua composição” complementa.

Veja Também

Para os tutores que fazem questão de estender a celebração aos seus animais, o mercado está repleto de opções de petiscos apropriados para o consumo por cães e gatos, como biscoitos, bifinhos ou até alimentos úmidos, que geralmente são muito saborosos para eles e muitos deles ainda podem oferecer outras benefícios a saúde dos pets.

Além do chocolate, há uma série de comidas típicas destas celebrações em família que apresentam riscos ocultos para nossos amigos de quatro patas. “A ingestão de alimentos gordurosos pode levar à inflamação do pâncreas; já o consumo de ossos pode ser ainda mais perigoso, pois podem causar perfuração intestinal , levando a uma condição de urgência; por fim, ingredientes como a cebola e o alho estão presentes o ano todo, mas vale reforçar que seu consumo pelos pets também pode oferecer riscos à saúde, como palidez, aumento da frequência dos batimentos do coração e da respiração, apatia, fraqueza, vômito, diarreia e dor abdominal”, exemplifica Quirino.

Se o animalzinho ingerir acidentalmente algum alimento e o tutor notar que ele apresenta qualquer mal-estar, é recomendado que seja levado imediatamente ao médico-veterinário.

Mais Lidas