Bicho Amigo

Ulbra promove ação de castração e microchipagem em alusão ao Dia Mundial dos Animais

Tutores com dificuldades de custear atendimentos veterinários para seus pets puderam garantir cuidados essenciais juntamente com profissionais e acadêmicos da universidade

Na ação foram disponibilizadas 40 castrações, 70 vacinas e 70 microchipagens
Na ação foram disponibilizadas 40 castrações, 70 vacinas e 70 microchipagens Foto : Fernanda Bassôa/ Especial CP

Nesta terça-feira, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) promoveu no campus de Canoas uma grande ação em alusão ao Dia Mundial dos Animais. Tutores com dificuldades de custear atendimentos veterinários para seus pets puderam garantir cuidados essenciais para os animais junto aos profissionais e acadêmicos que atuam no Hospital Veterinário da universidade. Vacinação antirrábica, microchipagem, distribuição de vermífugos e castrações, foram alguns dos atendimentos e procedimentos, sem custos, oferecidos para a comunidade. Ao todo, foram liberados 40 procedimentos de castração, 70 vacinas e 70 microchipagens.

A coordenadora adjunta do Hospital Veterinário da Ulbra, Marilia Avila Valandro garante que a importância da ação está relacionada ao controle populacional, uma preocupação crescente junto a causa animal. "Cada vez mais vemos o número de animais errantes aumentando. Animais soltos na rua e sem tutor. A nossa ação é justamente para conscientizar a população da importância da castração, além da prevenção de doenças e de realizar a vacinação anual de seus pets."

Além disso, Marília destaca que ação aproxima a comunidade e o ambiente acadêmico. "Isso é muito importante mostrar para os nossos alunos que a universidade está inserida na comunidade. Hoje, temos aqui 80 alunos da medicina veterinária envolvidos aqui na ação, desde a recepção dos tutores, na realização da avaliação clínica, exames de sangue, castração, na vacina e na microchipagem." Segundo ela, este é um momento de aprendizado, que alia ensino, cuidado e responsabilidade com os animais.

A acadêmica do sétimo semestre, Bruna Malavolta, disse que é uma experiência importante para a formação profissional. "A oportunidade de termos contato com os tutores e ganhar experiência prática. Fazemos avaliação, enfrentamos alguns problemas e tiramos dúvidas." A iniciativa teve a participação de laboratórios, parceiros e patrocinadores que estiveram presentes com atividades educativas e distribuição de amostras de ração.

Veja Também

Mais Lidas