Dia Mundial do Café: 5 cafeterias para conhecer na região central de Porto Alegre

Dia Mundial do Café: 5 cafeterias para conhecer na região central de Porto Alegre

Local inspirado em Tim Maia e um café com mais de 30 anos de história estão entre as dicas

Camila Souza

publicidade

A região central de Porto Alegre conta com diversos locais para consumir uma das bebidas mais famosas do mundo. Neste Dia Mundial do Café, o Correio Feminino traz dicas de cinco cafeterias com espaços diferenciados e cardápios que atendem a todos os gostos. Entre as sugestões está um local inspirado em Tim Maia, um café com mais de 30 anos de história e uma operação sustentável comandada somente por mulheres. Confira:

Moa Cafeteria: sustentável e comandada por mulheres

Com proposta sustentável e totalmente comandada por mulheres, a Moa Cafeteria é uma dica para visitar no Centro Histórico. No local, são servidos cafés orgânicos, especiais e até alcoólicos. Pensando nos benefícios para a saúde e também para fomentar a agricultura familiar, a cafeteria prioriza a utilização de insumos orgânicos. Além das variadas opções de café, o local serve almoços de segunda a sexta, brunch aos sábados e tem doces, salgados, drinks e vinhos no cardápio. Pratos veganos e vegetarianos são outros destaques do menu.

A Moa possui diversos espaços, alguns mais intimistas, e também conta com jardim. É uma opção para reuniões de trabalho, encontros com amigos e dates. O funcionamento é de segunda a sábado, das 12h às 20h.

Endereço: Rua Duque de Caxias, 687 - Centro Histórico

Café à Brasileira: mais de 30 anos de história

A segunda dica é um espaço com mais de 30 anos de história no Centro da Capital. O Café à Brasileira iniciou suas atividades em julho de 1992, juntamente com a empresa denominada Tecidos à Brasileira, que quatro anos depois encerrou suas atividades. Em maio de 1999, o café foi adquirido pela atual proprietária e passou por reformas, ampliando sua estrutura. Em 2014, todo o espaço interno foi modernizado, preservando, no entanto, a fachada original. 

A casa com tradição reconhecida é ampla, oferece vários tipos de cafés clássicos e especiais, além de pratos concebidos com receitas próprias. O cardápio também conta com opções vegetarianas e sem lactose, tortas e salgados. O funcionamento é de segunda a sexta a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h.

Endereço: Rua Uruguai, 310 - Centro Histórico

Síndico Torra e Café: com clima de boteco e inspirado em Tim Maia

Uma cafeteria inspirada em Tim Maia também está entre as indicações. O Síndico Torra e Café, também localizado no Centro Histórico, abriu as portas em novembro do ano passado com uma proposta diferenciada. Um grande balcão azul, que traz o clima dos tradicionais botecos, é uma das marcas da operação. 

Com Tim Maia na trilha sonora, o ambiente é descontraído e acolhedor. Quem optar por ir sozinho ao Síndico poderá compartilhar conversas com os outros clientes no balcão e com a própria equipe da cafeteria. Os destaques no cardápio são os cafés especiais, que são torrados no local. O espaço abre nas segundas, das 13h às 19h, e de terças a sábado, das 10h às 19h.

Endereço: Rua dos Andradas, 419 - Centro Histórico

Café República: um cantinho aconchegante na Cidade Baixa

Com ambiente intimista e aconchegante e um cardápio que contempla todos os gostos, o Café República Cup é uma dica para conhecer na Cidade Baixa. O local é amplo e conta com diferentes ambientes, sofás, mesas para trabalho, deck e pátio (pet friendly). É ideal para fazer uma boa leitura e tomar um café preparado por baristas especializados. A cafeteria foi inaugurada em 2013 e abriu sua segunda unidade, o República Cup, em 2016, no mesmo bairro.

No menu há uma variedade de doces e salgados, incluindo opções vegetarianas, sem glúten e sem lactose, além dos cafés especiais. A marca também conta com uma lojinha de cafés e produtos personalizados. O atendimento é de segunda a sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 14h às 19h.

Endereço: Rua da República, 358 - Cidade Baixa

Ginkgo: cafeteria e floricultura no mesmo local

Outra dica para conhecer na Cidade Baixa é a cafeteria e floricultura Ginkgo, localizada dentro do Nova Olaria. Já conhecida por sua primeira loja na rua Coronel Bordini, a marca reúne cafés especiais em um ambiente moderno e aconchegante, com plantas em toda a decoração e à venda. Quem chega à nova loja é recebido por um mural realizado pelo artista carioca Rafael Uzai, que levou ao interior do café uma pintura autoral. 

O espaço é uma opção para reuniões de trabalho, encontro com amigos e até mesmo para um happy hour. O cardápio, além dos tradicionais rótulos de cafés especiais, conta com salgados, doces e drinks. O atendimento é de terça a domingo, das 13h às 22h.

Endereço: Gen. Lima e Silva, 776 - Cidade Baixa


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895