Há um Século no CP

A intendência intervém no mercado da carne

A edição do dia 6 de março de 1925, sexta-feira, edição n. 55, noticiava

O preço dos produtos de primeira necessidade e o custo da vida em geral eram temas recorrentes na imprensa e no debate público na década de 1920. A fim de combater a carestia galopante, o intendente de Porto Alegre manifestou a ideia do município abater por conta própria o gado que abastece a cidade de carne. A medida em estudo contornaria assim os atravessadores que, julgava Otávio Rocha, inflacionariam o preço ao consumidor final
O preço dos produtos de primeira necessidade e o custo da vida em geral eram temas recorrentes na imprensa e no debate público na década de 1920. A fim de combater a carestia galopante, o intendente de Porto Alegre manifestou a ideia do município abater por conta própria o gado que abastece a cidade de carne. A medida em estudo contornaria assim os atravessadores que, julgava Otávio Rocha, inflacionariam o preço ao consumidor final Foto : CP Memória

“Como prevíamos, a questão do aumento do preço da carne está se encaminhando para uma solução satisfatória. A resolução inesperada dos marchantes, que se achavam implicitamente obrigados por um acordo com a municipalidade não elevarem o preço da carne verde, compeliu ao dr. Octavio Rocha, intendente municipal, como ontem dissemos, a lançar mão de medidas de emergência. [...] Uma conferencia com o intendente — Ontem pela manhã, dois marchantes foram à presença do dr. Octavio Rocha, intendente municipal, a fim de conferenciar com s. s. sobre o aumento de preço da carne. Disseram que o vinham dar explicações sobre os motivos que determinaram a alta do preço da carne. O dr. Octavio Rocha, respondeu-lhes que mantinha a sua atitude, não permitindo que os açougues do Mercado Público vendessem a carne por preço mais elevado do fixado na tabela. Acrescentou s.s. que a municipalidade, não se conformando com a resolução por eles tomada, estava resolvida a mandar abater por conta própria, a fim de impedir a alta, adquirindo o gado necessário nas fazendas situadas nos municípios vizinhos de Porto Alegre. [...]”

Conspiração no Chile

“Foi decretado o estado de sítio para as províncias de Santiago, Valparaíso e Aconcágua devido ao fato de se ter comprovado a existência de uma conspiração por parte dos unionistas com o propósito de derrubar o governo chileno. À tarde e durante a noite não houve novidade, estando a cidade em absoluta calma. [...] A respeito dos últimos incidentes ainda não foi possível conhecer os detalhes de uma suposta conspiração. São variadas as informações que circulam; sendo todas, porém, concordes em que alguns políticos estavam preparados para derrubar o governo atual, tentando também subornar alguns suboficiais. Parece que as investigações chegaram até aos bancos, ficando-se ciente de pagamento de somas importantes por meio de cheques destinados à conspiração. Na busca procedida na Avenida Brasil, foram surpreendidas reuniões de várias pessoas, sendo elas presas e sequestrando-se documentos de alto valor e outros elementos de prova. [...]”

Novo velho presidente

“Realizou-se a posse dos srs. Calvin Coolidge e Charles E. Dawes, respectivamente, na presidência e na vice-presidência da República, e do sr. F. Kellog, no cargo de secretário de Estado. [...]

N. da R. — Estava marcada para o dia 4 do corrente a posse do novo governo norte-americano. E, em cumprimento a essa determinação, realizou-se essa cerimônia de que nos dão conta os telegramas supra. Trata-se, apenas, de uma formalidade constitucional, pois que o sr. Coolidge, ao invés de empossado, continuará no exercício da mais alta investidura política dos Estados Unidos. Essa circunstância vem da morte [em 2 de agosto de 1923] do presidente Warren Harding, quando o sr. Coolidge [era] vice-presidente e que, por isso, assumiu a governança do país. Assim é que se formou esta situação: o presidente eleito, que já o era, estava no poder por ocasião do lançamento de sua candidatura, cuja vitória brilhante testemunhou das culminâncias da Casa Branca, e, no poder ainda, recebe-o agora, constitucionalmente. Seu companheiro, vice-presidente, é o famoso autor do Plano Dawes, vencedor na Conferência de Londres e cuja aplicação solucionou — pelo menos em princípio — o intrincado problema das reparações de guerra europeias.”

Mulheres no comando

“O feminismo em marcha... O tema já vai adquirindo foros de ‘cacete’, mas a verdade é que, realmente, a ofensiva das mulheres sobre ocupações e funções outrora exercidas exclusivamente pelos homens vai ganhando proporções impressionantes, sobretudo na Inglaterra, onde a estatística registrou em 1923 números dignos de atenção, merecedores mesmo de admiração. É assim que, na Inglaterra propriamente dita e no País de Gales, o crescente aumento do número de mulheres nos vários ramos da atividade pública cifra-se pelos seguintes dados: 1 dama prefeito de grande cidade, 5 senhoras intendentes de cidades menores, 895 magistradas, 226 conselheiras municipais, 70 conselheiras de condado, 119 funcionárias em vilas menores, 2676 empregadas em certos serviços de guarda e vigilância! Qual se vê, os algarismos atingem a proporções consideráveis, mostrando-nos que a mulher vai vencendo no Velho Mundo com rapidez simplesmente espantosa. Na Inglaterra, aliás, a verificação é perfeitamente coerente: trata-se, pode-se dizer, da pátria do sufragismo, que muita dor de cabeça proporcionou não só às autoridades comuns, mas a muita individualidade eminente do poder superior...”

A saúde do Duce

“Conforme despachos procedentes de Roma, agravou-se a enfermidade do sr. Mussolini, presidente do gabinete italiano, vendo-se ele obrigado a delegar a outrem uma grande parte da direção do governo, inclusive a presidência do Senado. Nos círculos bem informados afirma-se que a doença do primeiro ministro é muito mais séria do que se supunha, sofrendo ele atualmente de astenia geral posterior à gripe, complicada com uma grave afecção gástrica crônica. Os médicos são de opinião de que carece de um longo período de repouso.”

O dia 6 de março na história

  • 1475 Nasce na Toscana o pintor, escultor, arquiteto e poeta renascentista Michelangelo Buonarroti.
  • 1869 O químico russo Dmitri Mendeleev apresenta a primeira tabela periódica dos elementos à Sociedade Russa de Química.
  • 1899 A companhia farmacêutica alemã Bayer registra a aspirina como marca de sua propriedade.
  • 1901 O imperador alemão Guilherme II sofre tentativa de assassinato por um anarquista.
  • 1902 Fundado na capital espanhola o Real Madrid Club de Fútbol.
  • 1927 Nasce em Aracataca, na Colômbia, o escritor e jornalista Gabriel García Márquez, autor de “Cem Anos de Solidão”.
  • 1930 Centenas de milhares de pessoas saem às ruas em manifestações no Dia Internacional do Desemprego, organizado pela Internacional Comunista.
  • 1937 Nasce em Bolshoye Maslennikovo a engenheira, política e cosmonauta soviética Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço.
  • 1945 A cidade de Colônia é capturada por forças americanas durante a Segunda Guerra.
  • 1946 Nasce em Cambridge o guitarrista, cantor e compositor britânico David Gilmour, integrante da banda Pink Floyd.
  • 1953 Georgy Malenkov assume os cargos de premiê soviético e Primeiro Secretário do Partido Comunista da URSS, substituindo Stalin.
  • 1957 Gana se torna o primeiro país subsaariano a obter independência da Grã-Bretanha.
  • 1964 Constantino II se torna o último rei da Grécia; a monarquia será abolida em 1973.
  • 1967 Svetlana Alliluyeva, filha de Stalin, abandona a URSS e se refugia nos EUA.
  • 1972 Nasce em Newark o ex-astro do basquete americano Shaquille O’Neal.
  • 1982 Morre em Nova Iorque a escritora e filósofa russo-americana Ayn Rand.
  • 1984 Começa em Yorkshire, na Grã-Bretanha, uma greve massiva dos mineiros que irá durar quase um ano.
  • 2013 Morre em São Paulo o cantor, compositor e skatista Alexandre Magno Abrão, o Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr.
  • 2018 A revista Forbes aponta pela primeira o empresário americano Jeff Bezos como a pessoa mais rica do planeta, com fortuna estimada em 112 bilhões de dólares.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas