Há um Século no CP

A prisão de Honório Lemes: último golpe contra o movimento revolucionário

Da edição do dia 10 de outubro de 1925, sábado, edição n. 241

A confirmação da prisão do chefe rebelde Honório Lemes, em Santana do Livramento, foi comemorada pelas forças legais e interpretada como uma possível vitória definitiva contra os revolucionários
A confirmação da prisão do chefe rebelde Honório Lemes, em Santana do Livramento, foi comemorada pelas forças legais e interpretada como uma possível vitória definitiva contra os revolucionários Foto : CP Memória

“O assunto obrigatório de ontem foi, em todas as rodas, a notícia da prisão do chefe revolucionário Honório Lemes, efetuada anteontem no Passo da Conceição [distrito de Santana do Livramento] pelas forças comandadas pelo dr. José Antônio Flores da Cunha. Dizia-se que aquele chefe revolucionário deveria chegar às primeiras horas da manhã de hoje a esta capital, o que, no entanto, não foi possível apurar. Sobre a prisão daquele chefe revolucionário e de seu estado-maior, o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, recebeu ontem os seguintes telegramas:

‘Livramento, 8 — Hoje, às 10 horas, no Passo da Conceição, depois de pertinazmente perseguido, rendeu-se Honório Lemes com o seu estado-maior de doze oficiais, sendo que o restante da coluna se atirou a nado, morrendo muitos afogados. Perdi o bravo capitão Antônio Pacheco de Campos, com quatro soldados, mortos gloriosamente no campo da luta. Peço para a família desse leal e valoroso republicano a proteção e o amparo de V. Ex. e do governo. Dei, sob minha palavra, todas as garantias aos prisioneiros. Sigo amanhã para Livramento, onde aguardo ordens de V. Ex. Viva a República! Saudações respeitosas — Flores da Cunha’.

‘Livramento, 8 — Tenho como a maior honra da minha vida republicana comunicar a V. Ex. o mais brilhante feito das nossas armas. Há três dias, saídos de Alegrete, dividiu o general dr. Flores da Cunha as suas forças, conseguindo hoje, pelas 10 horas, depois de tenaz perseguição, audaz e gloriosa, na qual não sei o que mais admirar, se o seu tino de chefe ou a sua audácia de soldado, sitiar, sobre o Passo da Conceição, os rebeldes, que se entregaram com Honório Lemes à frente, no mesmo lugar onde acamparam as forças revolucionárias desse chefe no armistício de 23. Foi um ato emocionante, sendo os prisioneiros respeitados e garantidos sob a palavra de honra do general Flores, entre os aplausos da força. Perdemos, gloriosamente, o bravo capitão Antônio Pacheco de Campos, com quatro policiais de Alegrete. Seguimos para Livramento levando os prisioneiros, entre os quais está o estado-maior de Honório. Saudações respeitosas — Oswaldo Aranha’ [...]”

“Os jornais comentam a prisão do chefe revolucionário Honório Lemes, dizendo alguns que isso representa o último golpe desferido contra o movimento.”

“[...] Honório Lemes, seus oficiais e soldados, com exceção de Fulgêncio Santos e Pantalo Trindade, e com um grupo de revolucionários que conseguiram fugir, foram presos e recolhidos ao quartel do 2º Regimento da Brigada Militar desta cidade [Santana do Livramento]. Os prisioneiros deverão seguir para essa capital [Porto Alegre], possivelmente amanhã, escoltados por forte contingente da força estadual. [...]”

_

Protesto francês

“Trezentos atores cinematográficos realizaram uma manifestação pelas ruas [de Paris] de protesto à importação de filmes estrangeiros, gritando: ‘Queremos que o governo proteja a nossa indústria’. Foi enviada ao governo uma delegação pedindo a promulgação de uma lei que proíba a importação de filmes norte-americanos.”

_

Números do fascismo

“O grande conselho do fascismo resolveu que o Senado seja em parte eletivo, mas os atuais senadores mantidos nos seus cargos. O secretário-geral comunicou que se acham inscritos no fascismo 800.000 pessoas, com um aumento de 150.000 sobre o ano passado. Resolveu o grande conselho, embora pedir aos fascistas, elogiando a sua atividade, que suspendam as suas inscrições e procedam a uma revisão rigorosa nos seus quadros. Ficou acentuado, igualmente, o progressivo movimento cooperativista do fascismo. O grande conselho encerrou os seus trabalhos.”


Primeiras edições

Da edição do dia 10 de outubro de 1895, quinta-feira, n. 9

Sucessão

“Nas rodas políticas de Viena há sérias inquietações sobre a sucessão possível, e mesmo provável, em breve, ao trono do Império Austro-Húngaro. O sucessor natural do imperador Francisco José seria o seu irmão, arquiduque Carlos Luiz; mas existem ponderosas razões para crer que o arquiduque renunciará ao seu direito em favor do filho, o príncipe Francisco Fernando. Este morrendo, a sucessão cairia em seu irmão mais moço, o arquiduque Othon Francisco José, a menos que ele renuncie em proveito de seu filho Carlos Francisco José, nascido em 1887, e, por consequência, o que exporia a monarquia às eventualidades de uma regência.”

_

Pedras

“A polícia precisa deitar suas vistas sobre um grupo de rapazolas que todas as tardes se reúnem no Riacho [Arroio Dilúvio] a jogar pedradas desesperadamente. Há ocasiões em que ali se travam verdadeiros combates. Ainda anteontem, dois dos contendores foram feridos, saindo com largas brechas na cabeça.”

_

Desacato

“Por não ser convenientemente respeitoso para com a patrulha da Rua do Rosário, foi recolhido à cadeia civil o carroceiro Fernando. Para outra vez, ‘seu’ Fernando já sabe como a cousa é.”

_


Desaparecimento

“O subdelegado do 2º distrito policial, a quem foi afeto o desaparecimento do menor João Câncio, filho do dr. João Câncio Ferreira da Silva, fato ocorrido anteontem, participou à chefatura já haver sido encontrado o referido menino e restituído aos carinhos paternos. O menino, que é aluno da Escola Brasileira, concluídos os trabalhos escolares, em vez de se dirigir para casa, fora dar um passeio. Eis o que se deu simplesmente.”

O dia 10 de outubro na história

  • 732 O exército muçulmano é derrotado no oeste da atual França na Batalha de Tours pelos francos liderados por Carlos Martel.
  • 1492 A tripulação da Santa Maria, a maior nau da frota de Cristóvão Colombo, tenta um motim, reivindicando o retorno à Espanha, dois dias antes de avistar terras americanas.
  • 1780 O mais devastador furacão tropical da história ocidental atinge o Caribe, deixando entre 20 e 30 mil mortos.
  • 1813 Nasce na província de Parma, na Itália, o compositor Giuseppe Verdi.
  • 1846 O astrônomo inglês William Lassell descobre a maior lua do planeta Netuno, Triton.
  • 1868 Rebeldes liderados por Carlos Manuel de Céspedes declaram a independência cubana da Espanha, que resiste e mantém o controle da ilha.
  • 1903 A organização militante União Social e Política das Mulheres (WSPU) é fundada em Manchester, Inglaterra.
  • 1917 Nasce na Carolina do Norte o pianista e compositor de jazz Thelonious Monk.
  • 1928 Chiang Kai-shek se torna presidente da República da China.
  • 1935 Um golpe de estado encerra a Segunda República Helênica, na Grécia, instaurando o absolutismo monárquico autoritário do Regime Metaxas.
  • 1938 A Tchecoslováquia completa sua retirada da região dos Sudetos, ocupada pela Alemanha.
  • 1957 Um incêndio atinge um reator nuclear em Windscale, no noroeste da Inglaterra: o pior acidente nuclear da história britânica, com cerca de 140 mortos.
  • 1963 Morre em Grasse a cantora e compositora francesa Édith Piaf.
  • 1964 A cerimônia de abertura das olimpíadas de Tóquio se torna a primeira a ser transmitida ao vivo por satélite.
  • 1970 A nação insular de Fiji, no Pacífico Sul, adquire a independência do Reino Unido.
  • 1970 O vice-premiê de Quebec, Pierre Laporte, é sequestrado por membros do Fronte de Liberação do Quebec, grupo socialista separatista da região canadense.
  • 1972 Emerson Fittipaldi torna-se o primeiro piloto brasileiro campeão mundial de Fórmula 1.
  • 1985 Morre em Los Angeles o ator, diretor e escritor americano Orson Welles, considerado uma das figuras mais importantes do cinema.
  • 2004 Morre em Mount Kisco o ator, diretor e ativista americano Christopher Reeve, imortalizado como o Super-Homem no cinema.


* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios

Mais Lidas