“[...] Ao ser aceita, pela polícia, a suposição de constituir o desaparecimento de José Nunes um crime, o sr. Affonso Fagundes, vizinho e amigo do infeliz canoeiro, auxiliado pelo sr. João Baptista, iniciou as pesquisas para a descoberta do corpo. Porém, até às últimas horas de anteontem, como noticiamos em nossa última edição, foram elas sem resultado. Pela manhã de ontem, dirigindo-se para esta capital em uma canoa, o leiteiro Waldomiro Reis encontrou, à altura da Ilha do Pavão, junto a uns aguapés, o corpo de ‘Juca Lomba’, boiando de bruços. A corrente e a âncora, que haviam desaparecido, como dissemos, estavam amarradas ao pescoço do canoeiro, que vestia ceroulas e camisa de meia, o que faz supor tenha sido ele assassinado quando dormia. O leiteiro, ao deparar com o triste achado, dirigiu sua embarcação em direção à praia, onde estava ancorado o caíque ‘Vamos Ver’, que se achava sob a guarda do sr. Affonso Fagundes. Este, porém, não se encontrava ali, tendo então seguido, na canoa, para o ponto onde estava o corpo de José Nunes, o sr. João Baptista. Após ser o corpo do canoeiro posto no caíque, foi o fato comunicado à polícia do 4º Distrito, a qual tomou as providências que o caso requeria, enviando o carro fúnebre da Assistência Pública, que transportou o corpo para o necrotério da Santa Casa, onde, mais tarde, o dr. Fábio Barros, médico legista, fez a autópsia, constatando uma profunda lesão craniana, que atingiu o encéfalo. [...]”
_
Feminismo
“‘Pela primeira vez nos anais das prisões da Inglaterra, uma mulher magistrada foi designada para assistir, segundo o uso, à execução de um condenado. A representante da magistratura desempenhou-se de suas funções com a maior serenidade.’ Este é o contexto simples de um telegrama de Glasgow. Até àquele dia, só homens cumpriam tão dolorosa missão. E, no caso, já a sua serenidade não tinha mais nada de surpreendente: era apenas a burocracia do ‘métier’ que excluía qualquer possibilidade de emoção. Rezam, porém, as crônicas, que tal serenidade dos magistrados ingleses que presidiam às execuções só sofria abalo quando a sentenciada era mulher — que não se avizinhasse da monstruosidade, nem da velhice completa... Então, consta que tais juízes, logo que se dava por terminada a desumana cerimônia, num suspiro de mágoa e de saudade, exclamavam:
— Menos uma!
Era mais uma mulher que a morte roubava ao amor dos homens. Certamente aquela magistrada a que se refere o telegrama terá pronunciado a mesma frase:
— Menos um!
Sim: menos um homem, menos um embaraço à marcha triunfal do feminismo deslocador de posições masculinas.”
_
Precariedade
“Diz um colega de Passo Fundo que a instalação da agência do Correio daquela cidade muito longe se encontra das condições que o seu movimento e categoria requerem. Diz ainda a mesma folha que a agência postal ali está alojada num velho pardieiro anti-higiênico e sem o espaço necessário, onde não existem cofre nem os móveis imprescindíveis a uma repartição congênere. Além dessas faltas a sanar, o pessoal que serve na aludida agência é deficiente, vendo-se o agente e seu ajudante na contingência de acumularem as funções de serventes.”
_
Primeiras edições
Da edição de 31 de outubro de 1895, quinta-feira, n. 27
Estricnina
“Dirigimo-nos hoje ao sr. desembargador chefe de polícia, alvitrando-lhe a adoção de medida que nos parece promissora de fecundos resultados. Como se sabe, a polícia captura quotidianamente grande número de indivíduos dados ao vício da embriaguez. Para esse delito, as nossas leis cominam somente a prisão correcional, que é, as mais das vezes, senão sempre, de resultado ineficaz. Tais indivíduos não sofrem corretivo com essa pena, que, não raramente, é como que um incentivo para reincidências que se prolongam e se refinam indefinidamente. Entretanto, parece-nos, bem se podia tentar uma experiência de boas promessas, no sentido de fazer com que as prisões correcionais preenchessem o seu fim, que não é, por certo, punir indivíduos que, ou não sentem o valor da repressão, pelo estado de inconsciência em que permanecem, ou com ela nada aproveitam, de tal modo se lhes acha o organismo rendido às solicitações do vício. Já hoje não se infligem castigos pelo prazer único de ter vítimas que lhes provem o rigor, nem pelo simples gosto de ver lisonjeadas veleidades de caprichoso autoritarismo. A ciência tem progredido, e já é princípio universalmente acatado o de não punir sem procurar corrigir, o de não reprimir o delito sem tentar a regeneração do delinquente. Daí a criação das penitenciárias modernas, das colônias correcionais, onde os sentenciados são sujeitos a um regime de ordem e de trabalho tendente a modificar-lhes a compleição moral, preparando-os de maneira a que possam um dia voltar ao convívio social como cidadãos reabilitados e úteis.
Entre nós, as prisões correcionais são de efeito todo negativo, e eis por que nos aventuramos a lembrar ao sr. desembargador Borges de Medeiros um alvitre que se nos afigura bastante aceitável. Estão no domínio público as experiências que ultimamente se têm feito nesta capital com as injeções de estricnina como antídoto poderoso do alcoolismo. Divulgada a notícia de que no estrangeiro se haviam colhido resultados satisfatórios com o emprego dessa substância, houve aqui quem se interessasse pelo caso, sujeitando-o ao critério de um distinto clínico. Foi este o dr. Tristão Torres, que, estudando o assunto, ensaiou várias experiências, aplicando o novo processo ao tratamento de pessoas escravizadas ao vício da embriaguez.
Bem-sucedidas as primeiras tentativas, multiplicaram-se as experiências, todas elas coroadas de êxito feliz. Ficou assim exuberantemente demonstrada a eficácia da estricnina. Parece-nos, pois, chegado o momento de ampliar o círculo dessas experiências, tornando-as extensivas aos ébrios comuns, o que será ato de humanidade para com esses infelizes, ao mesmo tempo que redundará em serviço de alta valia para os interesses da justiça. De fato, é sabido que a embriaguez entra como fator ponderável na estatística criminal, e sabe-se também quanto é avultado o número de indivíduos estragados pelos excessos do alcoolismo.
Dada agora a comprovação da eficácia do tratamento da embriaguez por meio da estricnina, bem fácil fora anexar aos serviços da polícia uma seção especial, destinada à medida que aqui propomos: sujeitar ao novo tratamento quantos indivíduos a polícia capturasse por ébrios. Não há dificuldades em pôr em prática a experiência que ora lembramos: a polícia entra numa fase de organização regular e tem já funcionando o seu serviço médico, a cargo de dois clínicos competentes. Aceito o alvitre, estabelecer-se-ia que seriam submetidos ao tratamento indicado todos os indivíduos correcionalmente presos por embriaguez. Bastará conservá-los poucos dias em reclusão e, durante esse período, aplicar as injeções. Muitos infelizes serão, por esse meio simples e prático, resgatados ao vício; teremos, forçosamente, o decréscimo da estatística criminal; e, afora o mais, a própria polícia logrará reduzir o seu trabalho pela redução gradual do número de delinquentes. Por tudo isso, julgamos, pois, perfeitamente aceitável a ideia que aqui submetemos à atenção do sr. desembargador chefe de polícia.
_
O dia 31 de outubro na história
- 1517 O teólogo alemão Martinho Lutero fixa suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, dando início à Reforma Protestante.
- 1632 Nasce em Delft, na Holanda, o pintor Johannes Vermeer.
- 1795 Nasce em Londres o poeta inglês John Keats.
- 1902 Nasce em Itabira, Minas Gerais, o poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade.
- 1904 O presidente Rodrigues Alves sanciona a lei n° 1261, tornado a vacinação obrigatória no Brasil; a oposição à lei gera a Revolta da Vacina nas semanas seguintes.
- 1918 A Hungria adquire soberania total após a Revolução Aster, que encerrou a união austro-húngara de 1867.
- 1922 Benito Mussolini é nomeado primeiro-ministro da Itália.
- 1923 Primeiro dos 160 dias consecutivos de temperaturas acima de 100° Fahrenheit (37,8°C) em Marble Bar, noroeste da Austrália.
- 1926 Morre em Detroit o ilusionista Harry Houdini.
- 1939 Nasce em Timbuktu, no Mali, o cantor e multi-instrumentista Ali Farka Touré.
- 1940 Termina a Batalha da Grã-Bretanha, quando a força aérea britânica se contrapôs ao massivo ataque aéreo da Alemanha nazista.
- 1956 A Grã-Bretanha e a França iniciam a bombardear o Egito a fim de forçar a reabertura do Canal de Suez.
- 1956 Um quartel-general revolucionário é instalado na Hungria durante a revolta espontânea contra políticas impostas pela URSS.
- 1961 Os restos mortais de Josef Stalin são removidos do Mausoléu de Lênin, em Moscou.
- 1963 Nasce em Ijuí o ex-jogador e técnico Dunga, campeão com a Seleção Brasileira na Copa de 1994.
- 1963 Nasce em Manchester o músico, cantor e compositor inglês Johnny Marr, guitarrista da banda britânica The Smiths.
- 1964 Nasce em Utrecht o ex-jogador e treinador holandês Marco van Basten, um dos melhores atacantes da história, eleito o melhor do mundo em 1992 pela FIFA.
- 1972 A polícia brasileira captura o mafioso italiano Tommaso Buscetta.
- 1984 A primeira-ministra indiana Indira Gandhi é assassinada em Nova Délhi por dois de seus guarda-costas sikh; revoltas anti-sikh explodem pelo país, deixando cerca de 3 mil mortos.
- 1987 Nelson Piquet conquista o tricampeonato de Fórmula 1.
- 1993 Morre em Roma o cineasta italiano Federico Fellini, um dos mais influentes de todos os tempos.
- 1996 O avião Fokker 100 da TAM, voo 402 Caxias-Recife, cai em São Paulo, matando 99 pessoas.
- 2000 O foguete Soyuz ™-31 decola levando o primeiro residente da Estação Espacial Internacional.
- 2010 Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil.
- 2011 Segundo a ONU, a população mundial atinge a marca de 7 bilhões de pessoas.
- 2020 Morre nas Bahamas o ator escocês Sean Connery, famoso por sua interpretação como o agente secreto James Bond.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios
