Metade dos profissionais de finanças destacam análise de dados como habilidade fundamental

Metade dos profissionais de finanças destacam análise de dados como habilidade fundamental

Em relação a soft skills, pesquisa aponta inteligência emocional como a habilidade mais necessária para os profissionais da área

Correio do Povo

Estudo coletou entrevistas de 477 profissionais

publicidade

51% dos profissionais de finanças acreditam que a análise de dados é a habilidade técnica mais importante a ser desenvolvida para os próximos 5 anos. Paralelo a isso, a inteligência emocional se destaca como a soft skill mais necessária para 49% desses profissionais. Os dados são da pesquisa “Panorama das Carreiras 2030: o que esperar das profissões até o final da década?”, elaborada pela TOTVS, empresa brasileira de tecnologia, em parceria com a H2R Insights e Trends.

Ainda no campo das hard skills, profissionais de finanças apontaram conhecimento sobre Inteligência Artificial (33%), análise de negócios (32%) e gerenciamento de projetos (29%) como as principais competências para os próximos 5 anos. Em relação às habilidades comportamentais, os entrevistados destacaram ainda pensamento analítico e crítico (38%), capacidade de negociação (25%), e liderança e influência social (17%).

Quando perguntados sobre a área de atuação e o atual momento da carreira, 70% dos profissionais de finanças entrevistados pelo estudo destacaram que precisam desenvolver uma hard skill com urgência, sendo as principais: conhecimentos tecnológicos gerais, novo idioma, e gestão de projetos/tempo/negócios. 37% indicaram a necessidade de aprimorar soft skills, e entre as principais habilidades comportamentais estão gestão de pessoas, liderança e comunicação e oratória.

O estudo entrevistou ao todo 477 profissionais, que atuam nas áreas de finanças (13%), marketing e vendas (15%), RH (7%), tecnologia (60%) e outras (5%), que passaram pelo evento Universo TOTVS 2023. Quando perguntados como o que fazem para se manterem atualizados, os profissionais, das quatro personas entrevistadas, responderam que privilegiam a realização de cursos de curta duração, sejam online ou presenciais (56%), mas também adquirem conhecimento por meio de vídeos no YouTube (51%) e lendo artigos, sites e blogs online (42%) e livros (37%).

Para acessar o conteúdo completo do estudo “Panorama das carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década”, acesse o site.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895