Assistir: Nova tentativa de acerto entre governo e prefeitos

Assistir: Nova tentativa de acerto entre governo e prefeitos

Reunião ocorre hoje às 16h no Palácio Piratini

Mauren Xavier

publicidade

O governo do Estado convocou uma reunião para esta segunda-feira no Palácio Piratini para apresentar mudanças no Programa Assistir. O governador Eduardo Leite (PSDB) e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, deverão fazer o anúncio, às 16h, dos valores do programa de incentivos hospitalares (Assistir), além das atualizações em relação aos critérios de distribuição dos valores.

Nos últimos dois anos, o projeto, que busca estabelecer regras para distribuição de recursos, tem colocado o governo e um grupo de prefeitos, especialmente os da região metropolitana, em lados opostos. Uma demonstração foi a reunião da quinta-feira passada, quando gestores da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) estiveram com Leite e reforçaram o que, segundo eles, representará impacto negativo na assistência à população. Alegam que a redução dos valores poderá comprometer o serviço.

Para amenizar a tensão, Leite sinalizou ajustes. Fato é que, nos bastidores, há a defesa pela aplicação de índices de desempenho para viabilizar os repasses de recursos.

O Assistir foi lançado em agosto de 2021 com o objetivo de definir um novo padrão de distribuição de verbas públicas, buscando a efetiva entrega de serviços para a população.

Arita defende ‘clareza de critérios’

Secretária da Saúde, Arita Bergmann explica que haverá incremento nos valores pelos serviços atendidos, com “clareza de critérios” e com “todos os hospitais tratados da mesma forma”. “Estamos realizando uma revisão, não dos critérios, mas para os serviços já ofertados”, disse a secretária, em entrevista ao Correio do Povo.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895