Crise no IPE Saúde mobiliza Assembleia Legislativa do RS

Crise no IPE Saúde mobiliza Assembleia Legislativa do RS

Encontro buscará discutir a situação do plano de saúde no Estado

Taline Oppitz

publicidade

A crise no IPE Saúde, que recentemente ganhou novas proporções, com críticas incisivas de entidades hospitalares e de médicos credenciados ao instituto, será uma das pautas que mobilizará a Assembleia Legislativa nesta semana. Nesta segunda-feira, às 17h30min, a pauta será debatida em reunião entre o presidente da Casa, deputado Adolfo Brito (PP), e os líderes de bancadas.

“Vamos mostrar aos deputados, que representam as comunidades de diferentes regiões, o prejuízo que essas medidas trarão aos hospitais e o risco real de interrupção de tratamentos. O IPE é o maior plano de saúde do Estado, tem mais de 1 milhão de usuários e precisa ser tratado com o tamanho que possui", disse o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), Cláudio José Allgayer.

Veja Também

No fim de fevereiro, o presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Opermann, em uma tentativa para conter a crise e em meio à ameaças de descredenciamentos de médicos e de suspensão de atendimentos por instituições, anunciou o adiamento, em 30 dias, da vigência das novas regras referentes à remuneração de hospitais.

Até aqui, no entanto, o cenário não foi distensionado. Em 20 de junho de 2023, a Assembleia aprovou o projeto do Executivo, de reestruturação do IPE Saúde, considerado a solução para os problemas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895