Eleições 2022: Novelas perto do fim

Eleições 2022: Novelas perto do fim

Destino de Leite e os imbróglios do MDB devem ser decididos até o final desta semana

Taline Oppitz

Ao receber Medalha de Mérito Farroupilha, Leite fez discurso em tom de despedida

publicidade

Duas novelas envolvendo o MDB, o PSDB e as eleições estão perto do fim. No caso tucano, o governador Eduardo Leite anunciará sua decisão nesta sexta-feira. Leite visa a pré-candidatura ao Planalto e estava com os dois pés no PSD, de Gilberto Kassab. Nos últimos dias, no entanto, tem enfrentado sucessivas investidas da cúpula nacional do partido. A última, envolve a presidência nacional do PSDB, que seria assumida por Leite no caso de o governador de São Paulo, João Doria, que venceu as prévias, não recuar de ser o representante ao Planalto. O desfecho pode ocorrer por livre e espontânea vontade. Ou não.

A migração de Leite para o PSD, que estava praticamente concretizada, faltando apenas o anúncio oficial, começou a fazer água há pouco mais de uma semana, após uma conversa sobre recursos para a campanha entre Leite e Kassab, que acabou não avançando para garantias. A informação foi antecipada pela coluna há mais de dez dias.

Já o impasse no MDB gaúcho ganhou um novo capítulo, que pode levar à definição, mesmo que forçada. O ex-presidente estadual e deputado federal Alceu Moreira, em longa carta, divulgada no início da tarde de quarta, desistiu da disputa para tentar se viabilizar como pré-candidato do partido ao Piratini. O texto cita sua trajetória no MDB e é repleto de críticas e claras mágoas. Alceu não citou nomes, mas ficaram claros os recados para Gabriel Souza, que está fardado e tem maioria no diretório estadual, e para o grupo que, em tese, o apoiava.

Nos bastidores sempre ocorreram movimentos que indicavam que Alceu Moreira estava sendo usado e que, mais cedo ou mais tarde, seu tapete seria puxado. Hoje é o último dia para a inscrição de pré-candidaturas que serão analisadas pelo diretório estadual no próximo domingo. Cezar Schirmer não pode ser considerado carta fora do baralho. Tampouco movimentos posteriores, do mesmo grupo, visando concretizar uma aliança com o PL de Onyx Lorenzoni. As chances, no entanto, são remotas. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895