Eleições 2024: O curinga de Melo e o PSDB focado em Pelotas
Avanço do calendário eleitoral faz com que articulações se ampliem no Estado
publicidade
No comando da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer, irá coordenar a campanha do prefeito Sebastião Melo (MDB) à reeleição. Schirmer é o homem de confiança de Melo e atuou como coordenador da transição quando o Melo ganhou a eleição de 2020 ao Paço Municipal.
Veja Também
- Eleições 2024: Porto Alegre tem cenário ‘emblemático’, dizem especialistas
- A 100 dias para as eleições municipais, confira as principais datas do calendário
- Após tragédia climática, eleições têm ritmo lento no Rio Grande do Sul
PSDB quer manter reduto
Focado em manter seu principal reduto no Rio Grande do Sul, o PSDB intensificou a mobilização nos últimos dias em Pelotas, terra do governador Eduardo Leite, onde o empresário Fernando Estima tentará suceder a prefeita e presidente estadual tucana, Paula Mascarenhas. Estreante nas urnas, Estima ingressou na vida pública há 12 anos, pelas mãos de Leite, de quem foi secretário de Desenvolvimento.
Estima está visitando comunidades para colher sugestões que irão auxiliar na elaboração do plano de governo. Em tempo: em Porto Alegre, o PSDB de Leite engatinha e ainda não tem um candidato para chamar de seu. O tema foi pauta de reuniões recentes, mas ainda sem avanços.
Combate a candidaturas laranja
Será instalado nesta segunda-feira, às 17h, no Tribunal Regional Eleitoral do Estado, o comitê que combaterá as fraudes de cotas de gênero dentro da Justiça Eleitoral. Segundo o presidente da Corte, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o Rio Grande do Sul não possui um elevado número de casos de fraudes nas cotas de gênero, mas episódios isolados, que precisam ser combatidos.
Outra iniciativa será a realização de reuniões com dirigentes partidários, candidatos e outros grupos sociais para conscientizar sobre a importância efetiva das candidaturas femininas. O ato será transmitido pelo Canal do TRE-RS no YouTube.