Mensagem de Eduardo Leite na Assembleia Legislativa gera expectativa

Mensagem de Eduardo Leite na Assembleia Legislativa gera expectativa

Governador usará a tribuna nesta terça-feira para abordar os desafios deste ano

Taline Oppitz

Governador Eduardo Leite participará da abertura do ano legislativo na terça-feira

publicidade

A Assembleia retoma efetivamente os trabalhos, nesta terça-feira, com a primeira sessão deliberativa do ano. Até aqui, o parlamento se reuniu, em plenário, apenas em 31 de janeiro, para a eleição e posse do novo presidente e da mesa diretora.

Nesta terça-feira, também ocorrerá, às 14h, a tradicional mensagem do governador ao Legislativo. A expectativa entre deputados é a de que Eduardo Leite (PSDB) aborde em sua fala a polêmica em torno dos decretos de cortes em incentivos fiscais. Publicados em dezembro de 2023, os decretos são a alternativa do Executivo ao recuo forçado, por falta de apoio, à majoração da alíquota modal do ICMS.

O chamado plano B, no entanto, enfrenta resistências similares ou até maiores que o aumento da modal. No mesmo dia, pela manhã, podem ser definidos, em reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, onde o governo tem maioria, os relatores dos requerimentos, das bancadas do PT e do PL, que se avançarem, se transformarão em projetos de decretos legislativos que visam anular os decretos editados pelo tucano. Os cortes lineares nas concessões atingirão, a partir de abril, 64 setores da economia gaúcha.

A mensagem de Leite ao Parlamento acontece na véspera de nova reunião de entidades empresariais, marcada para quarta-feira, para tratar da resistência aos cortes. Desta vez, com a expectativa das presenças de secretários estaduais, como o chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895