Nova gestão na Assembleia Legislativa do RS: mais desafios à frente

Nova gestão na Assembleia Legislativa do RS: mais desafios à frente

Próximo presidente do Legislativo enfrentará pautas polêmicas e ano eleitoral

Mauren Xavier

Adolfo Brito assume a presidência do Legislativo gaúcho nesta quarta-feira

publicidade

A partir das 14h de hoje, o deputado Adolfo Brito (PP) assume a responsabilidade de ocupar o posto mais alto da Assembleia Legislativa do Estado. E, ao que tudo indica, o parlamentar deverá enfrentar mais desafios do que o seu antecessor, Vilmar Zanchin (MDB), que termina o seu período na presidência sem grandes dificuldades.

Neste ano, os deputados estaduais voltam do recesso com um rol de assuntos polêmicos na pauta, como o vai ou não vai da CPI da CEEE Equatorial e RGE e o debate sobre os cortes aos incentivos fiscais, medida adotada por Eduardo Leite no ano passado e que entra em vigor em abril. Soma-se a isso a discussão da PEC da Educação, que trata, entre outros temas, da municipalização do ensino público no Estado.

Veja Também

Além disso, o próprio tema proposto pelo deputado como carro chefe – a reserva de água – é marcado por polêmicas e narrativas. A complexidade da discussão vai exigir menos emoção e mais nível técnico em relação ao seu impacto. Mas, para além dos tópicos descritos, há, no pano de fundo, as eleições municipais. O pleito de outubro deve fazer com que os debates políticos acabem tendo outro nível de acirramento. A ver.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895