Paulo Paim não irá concorrer ao Senado em 2026
Atual senador do PT oficializou decisão durante encontro com comando do partido no Estado
publicidade
Paulo Paim (PT) oficializou ao comando do PT gaúcho, em reunião, nesta segunda-feira, que não irá disputar novo mandato ao Senado em 2026, quando duas vagas estão em jogo. A informação havia sido antecipada pela coluna.
O encontro, na sede do partido em Porto Alegre, contou com as presenças dos comandos petistas no Estado e na Capital, além de representantes das bancadas federal e estadual e outras lideranças.
A conversa foi leve e marcada por histórias e lembranças sobre a trajetória de Paim e de suas conquistas no Senado, como os estatutos do Idoso, pessoa com deficiência, juventude e igualdade racial.
"Foi importante o senador confirmar, oficialmente, o que já vinha sinalizando. Ele não concorrerá, mas auxiliará o partido na construção do projeto para 2026", disse a presidente estadual, Juçara Dutra Vieira, à coluna.
No encontro, Paim fez três recomendações: a construção de uma frente ampla, ter humildade e defender causas, não coisas. Considerando as atuações na Câmara dos Deputados e no Senado, Paim está há 40 anos cumprindo mandatos de forma ininterrupta. Com a saída dele do páreo, o PT poderá negociar com aliados a vaga de vice na majoritária ao Piratini e uma das vagas ao Senado.
Veja Também