Enfim, após expectativas e indefinições, o PL indicou Betina Worm como vice na chapa de Sebastião Melo (MDB). Ela é tenente-coronel do Exército e médica veterinária. Como é da ativa, sua filiação ao PL ocorrerá apenas no dia 27, data da convenção do partido, como estabelece a legislação. “A indicação foi feita pela executiva do PL de Porto Alegre e Melo adorou”, disse o presidente do partido na Capital, deputado federal Luciano Zucco, à coluna, em primeira mão, após a divulgação da informação pelo Correio do Povo.
Melo confirmou a indicação e já manteve encontros com a futura parceira de chapa. O PL vinha enfrentado dificuldades para encontrar um nome que, entre outros fatores, não tivesse resistências políticas dos demais partidos aliados, em ala do próprio PL e no MDB.
O fato de Betina ser militar pode auxiliar ou atrapalhar o desempenho de Melo, segundo a avaliação preliminar de algumas lideranças. Ela não é conhecida da opinião pública, mas leva vantagem em relação a nomes que contavam com mais inserção, mas também com maior rejeição em função de posturas extremadas.
Com a definição, a chapa de Melo e Betina é a segunda confirmada na disputa em Porto Alegre. Também está fechada a de Maria do Rosário (PT), que terá Tamyres Filgueira (PSol) na vice. O tabuleiro da disputa na Capital, no entanto, seguem com muitas peças em aberto. Até agora, foram lançadas ainda as pré-candidaturas de Juliana Brizola (PDT), Thiago Duarte (União Brasil) e Felipe Camozzato (Novo), que negociam alianças para sustentar seus protagonismos. O PSDB tenta viabilizar o nome de Nelson Marchezan Júnior.
- Eleições 2024: em Porto Alegre, seguem as articulações antes das convenções partidárias
- Eleições 2024: Na semana das convenções, apenas uma chapa está definida em Porto Alegre
Bolsonaro pode estar presente na convenção
O MDB, o PP, o PSD e o PRD farão convenção conjunta, dia 27, das 12h às 16h, na Amrigs. O PL, que indicou Betina Worm como vice de Melo, realizará convenção no mesmo dia, pela manhã, no CTG Estância da Azenha. O motivo para o PL não participar do ato conjunto dos partidos da aliança é a possibilidade, que está sendo negociada, de trazer o ex-presidente Jair Bolsonaro para o evento.
