Taline Oppitz

PL indica mulher militar para vice de Melo. POA tem duas chapas definidas

A escolhida foi Betina Worm, médica veterinária do Exército

Por ser militar da ativa, Betina deverá se filiar ao PL somente dia 27, na convenção do partido
Por ser militar da ativa, Betina deverá se filiar ao PL somente dia 27, na convenção do partido Foto : Arquivo Pessoal / CP

Enfim, após expectativas e indefinições, o PL indicou Betina Worm como vice na chapa de Sebastião Melo (MDB). Ela é tenente-coronel do Exército e médica veterinária. Como é da ativa, sua filiação ao PL ocorrerá apenas no dia 27, data da convenção do partido, como estabelece a legislação. “A indicação foi feita pela executiva do PL de Porto Alegre e Melo adorou”, disse o presidente do partido na Capital, deputado federal Luciano Zucco, à coluna, em primeira mão, após a divulgação da informação pelo Correio do Povo.

Melo confirmou a indicação e já manteve encontros com a futura parceira de chapa. O PL vinha enfrentado dificuldades para encontrar um nome que, entre outros fatores, não tivesse resistências políticas dos demais partidos aliados, em ala do próprio PL e no MDB.

O fato de Betina ser militar pode auxiliar ou atrapalhar o desempenho de Melo, segundo a avaliação preliminar de algumas lideranças. Ela não é conhecida da opinião pública, mas leva vantagem em relação a nomes que contavam com mais inserção, mas também com maior rejeição em função de posturas extremadas.

Com a definição, a chapa de Melo e Betina é a segunda confirmada na disputa em Porto Alegre. Também está fechada a de Maria do Rosário (PT), que terá Tamyres Filgueira (PSol) na vice. O tabuleiro da disputa na Capital, no entanto, seguem com muitas peças em aberto. Até agora, foram lançadas ainda as pré-candidaturas de Juliana Brizola (PDT), Thiago Duarte (União Brasil) e Felipe Camozzato (Novo), que negociam alianças para sustentar seus protagonismos. O PSDB tenta viabilizar o nome de Nelson Marchezan Júnior.

Veja Também

Bolsonaro pode estar presente na convenção

O MDB, o PP, o PSD e o PRD farão convenção conjunta, dia 27, das 12h às 16h, na Amrigs. O PL, que indicou Betina Worm como vice de Melo, realizará convenção no mesmo dia, pela manhã, no CTG Estância da Azenha. O motivo para o PL não participar do ato conjunto dos partidos da aliança é a possibilidade, que está sendo negociada, de trazer o ex-presidente Jair Bolsonaro para o evento.