O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno Alpes 2030 revelou, nesta quinta-feira, os emblemas que serão utilizados nas competições. Segundo o presidente do comitê, Edgar Grospiron, as imagens simbolizam as montanhas e a luz dos Alpes Franceses, “formando uma identidade unificada”.
“Esta mesma montanha vai unir, em 2030, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno. Por isso, eles foram pensados como uma expressão complementar da mesma visão. Juntos, eles mostram o objetivo dos dois eventos: dar o mesmo espaço, força e visibilidade ao olimpismo e paralimpismo.”
- Lucas Pinheiro Braathen conquista ouro, a 1ª medalha olímpica de inverno da história para o Brasil
- Ucrânia boicota abertura das Paralimpíadas de Inverno em protesto contra Rússia e Belarus
- Camisa do COI gera polêmica por remeter à edição dos Jogos ligada ao nazismo
Durante a apresentação, o presidente lembrou outras edições dos jogos já disputados na França. Chamonix, Albertville e Grenoble já receberam os Jogos de Inverno, enquanto Paris recebeu os Jogos Olímpicos de Verão três vezes, incluindo a última edição. “Temos o potencial para fazer as pessoas sonharem com esses Jogos Olímpicos, reunindo o maior número possível de pessoas vindas de todos os lugares. Na França, podemos dizer que sabemos fazer isso, e já provamos isso, porque temos as competências, o conhecimento, as pessoas e a infraestrutura necessárias.”
Como parte do lançamento, uma nova assinatura foi adotada oficialmente: “Alpes 2030”. A nova nomenclatura substitui a que vinha sendo usada até então: “Alpes Franceses 2030”.