A Argélia se classificou para a Copa do Mundo de 2026 nesta quinta-feira, após vencer em casa a Somália por 3 a 0. A seleção argelina lidera o Grupo G com 22 pontos em nove partidas, quatro à frente de Uganda, com apenas uma rodada restante. Com isso, a Argélia se tornou o quarto país africano a garantir sua vaga na Copa do Mundo, depois de Marrocos, Tunísia e Egito.
No Miloud Hadefi Stadium, na cidade de Oran, o atacante do Wolfsburg Mohamed Amoura desviou de cabeça um cruzamento de Riyad Mahrez direto para o fundo da rede logo aos 7 minutos para abrir o placar. Pouco depois, aos 19, o ex-jogador do Manchester City recuperou uma bola perdida na área e finalizou com precisão consolidando rapidamente o controle da partida. No segundo tempo, aos 12 minutos, Mahrez deu mais um passe aéreo que seu melhor parceiro, Amoura, aproveitou novamente.
Esta será a quinta participação das 'Raposas do Deserto' em Mundiais, depois das edições da Espanha-1982, México-1986, África do Sul-2010 e Brasil-2014 – onde chegou à fase eliminatória pela primeira vez em sua história. Naquela ocasião, jogou duas vezes em Porto Alegre, contra a Coreia do Sul e a Alemanha.
A Argélia ficou de fora da Copa do Mundo de 2022 no Catar após a terrível decepção de perder uma partida da repescagem para Camarões nos últimos instantes em seu estádio 'favorito', o Mustapha Tchaker, em Blida, sob o comando do ex-técnico nacional Djamel Belmadi. Bicampeões da Copa Africana de Nações, os argelinos comemoram agora o fim de uma espera de mais de uma década.
'Estamos muito felizes e orgulhosos com a sua classificação para a Copa do Mundo', parabenizou imediatamente o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune. 'Vocês devolveram a todo o povo argelino, tanto no país quanto no exterior, o gosto pela grande alegria. Mil vezes obrigado aos Verdes', escreveu Tebboune em sua conta oficial nas redes sociais.