A final da Copa Libertadores 2025 entre Palmeiras e Flamengo não apenas garantirá um novo campeão brasileiro, mas também marcará um momento histórico para o futebol sul-americano. Com o resultado, o Brasil assegura o sétimo título consecutivo na competição, alcançando a Argentina no número total de conquistas continentais, com 25 taças para cada país.
Após anos de sucesso dos clubes argentinos, o futebol sul-americano vive um claro período de domínio brasileiro. A última vez que um time de outro país venceu a Libertadores foi em 2018, com o título do River Plate sobre o Boca Juniors.
- Leila interrompe coletiva e enaltece Abel Ferreira como “maior técnico do Palmeiras”
- Saiba o dia, o local e mais detalhes da final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo
- Choro e alívio: Abel Ferreira revela montanha-russa de emoções em “noite mágica” com Palmeiras
Em busca do ineditismo nacional
A decisão entre os dois tricampeões garante outro feito inédito: o Brasil conhecerá seu primeiro time a se sagrar tetracampeão da América.
O Palmeiras e o Flamengo estão entre os maiores vencedores brasileiros, cada um com três taças, ao lado de São Paulo, Santos e Grêmio. O maior campeão da história da Libertadores é o Independiente, com sete conquistas, seguido por Boca Juniors (seis) e Peñarol (cinco).
O domínio recente do Brasil é evidente: desde 2019, ao menos um time brasileiro participa da decisão continental, e esta será a quinta vez com uma final 100% brasileira nos últimos seis anos.
A grande final da Libertadores 2025 será disputada no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru, em horário a ser definido pela Conmebol.
Títulos da Libertadores por país
- Brasil – 25
- Argentina – 25
- Uruguai – 8
- Colômbia - 3
- Paraguai – 3
- Chile - 1
- Equador - 1