COI admite que "não há solução ideal" para Tóquio-2020

COI admite que "não há solução ideal" para Tóquio-2020

Jogos estão previstos para acontecer entre 24 de julho e 9 de agosto

AFP

Jogos Olímpicos de Tóquio passam por grande impasse por conta do novo coronavírus

publicidade

"Não há uma solução solução ideal para esta situação", afirmou nesta quarta-feira o Comitê Olímpico Internacional (COI) em referência à pandemia do novo coronavírus, no momento em que aumentam as dúvidas sobre os Jogos de Tóquio (24 de julho a 9 de agosto). "É uma situação excepcional que exige soluções excepcionais", declarou um porta-voz do COI, enquanto prosseguem nesta quarta-feira as reuniões entre o presidente da entidade, os Comitês Olímpicos nacionais e representantes dos atletas.

Na terça-feira, o COI considerou "não necessário tomar decisões radicais", no mesmo dia em que a Eurocopa e a Copa América foram adiadas de 2020 a 2021. Os atletas, preocupados com a saúde e alguns deles sem condições de disputar as seletivas após o cancelamento de várias provas, defendem em sua maioria uma decisão rápida do COI e em muitos casos o adiamento dos Jogos Olímpicos.

Em um comunicado enviado à AFP, um porta-voz do COI observou que o Comitê "está determinado a encontrar uma solução que tenha o menor impacto para os atletas, protegendo a integridade da competição e a saúde dos atletas".

As reuniões entre COI, Comitês Nacionais e atletas devem continuar nesta quinta-feira. O COI afirmou nessa terça que apenas "57%" dos quase 11 mil atletas que deveriam participar dos Jogos de Tóquio estão classificados para o evento. Para as 43% vagas restantes, a entidade indicou que trabalha com federações internacionais para realizar "as necessárias modificações práticas em seus respectivos sistemas de classificação".

 

 

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895