Copa do Mundo

Cristiano Ronaldo é um problema para Portugal na Copa do Mundo?

Debate sobre a presença do atleta na seleção portuguesa retornou após empate da equipe contra a República Democrática do Congo

Apesar das críticas, jogador continua sendo titular indiscutível para o treinador Roberto Martínez
Apesar das críticas, jogador continua sendo titular indiscutível para o treinador Roberto Martínez Foto : PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP / CP

Cristiano Ronaldo, um dos maiores atacantes na história do futebol, teve um desempenho fraco no início de sua sexta Copa do Mundo. Após o empate de Portugal em 1 a 1 com a República Democrática do Congo, o debate sobre sua presença na seleção portuguesa aos 41 anos foi reascendido.

Em Houston, Cristiano foi comparado a outras estrelas que inauguraram suas campanhas com dois gols, como Kylian Mbappé e Harry Kane, e até um hat-trick para o seu eterno rival Lionel Messi, que, assim como o português, disputa o seu sexto Mundial.

"Não faltou nada. Futebol é isso. Portugal podia ter vencido, mas também podia ter perdido", afirmou Cristiano Ronaldo após uma partida decepcionante a nível coletivo para a equipe de Roberto Martínez.

Grandes competições

O problema não é novidade para o vencedor de cinco Bolas de Ouro e autor de 143 gols em 229 partidas com a seleção lusa: ele acumula dez jogos e 33 finalizações sem marcar em uma grande competição (Copa do Mundo ou Eurocopa). Seu último gol, de pênalti, foi contra contra Gana no Catar, em 2022, antes de uma eliminação da seleção portuguesa nas quartas de final.

O capitão da equipe portuguesa, campeão da Eurocopa em 2016, nunca passou das semifinais em uma Copa do Mundo – o que aconteceu em sua primeira participação, em 2006, com derrota para a França.

Veja Também

Aos 41 anos, e após ter assinado com o Al-Nassr, da Arábia Saudita, no início de 2023, o segundo jogador mais velho do torneio ainda tem prestígio, embora tenha tido que mudar de um exímio ponta para um camisa 9 mais puro e com pouca mobilidade.

Até mesmo adversários se uniram às críticas. O meio-campista congolês Ngal'ayel Mukau afirmou que ele "não é mais o jogador que já foi (...) na idade dele, não consegue se esforçar como antes, mas tenho um enorme respeito por ele". Diante da RD Congo, o camisa 7 tocou na bola poucas vezes, finalizou em três ocasiões e pareceu desconectado do restante da equipe.

Experiência importante

Apesar das críticas, Cristiano Ronaldo continua sendo um titular indiscutível para o treinador Roberto Martínez, que o manteve em campo até o apito final.

"Em um jogo assim, em que temos dificuldades para entrar na área, é preciso aproveitar as qualidades do Ronaldo. Não faria nenhum sentido tirar o maior artilheiro da história em uma partida em que você precisa marcar", defendeu o técnico espanhol. "A experiência do Cristiano na área é importante, assim como a forma como ele atrai os defensores", acrescentou.

Próxima partida

O Uzbequistão, próximo adversário na terça-feira (23), pela segunda rodada do Grupo K, parece um oponente propício para que o astro transforme as críticas em elogios. Enquanto Gonçalo Ramos aguarda a sua vez no banco de reservas, espera-se algum ajuste por parte de Martínez para o jogo de terça-feira.

Com um ponto, Portugal ainda não está em perigo, mas deverá acelerar o ritmo para encontrar uma solução coletiva para a equipe.