O presidente da Fifa, Gianni Infantino, divulgou um comunicado nesta segunda para comentar as declarações do presidente Donald Trump sobre a suspensão do cartão vermelho de Balogun. Ele reafirmou a independência dos órgãos da Fifa.
"Os órgãos judiciais da FIFA são independentes. Eles operam de forma autônoma, aplicam o Código Disciplinar da FIFA e decidem os casos com base nos regulamentos aplicáveis e nos fatos específicos apresentados a eles. A independência desses órgãos é essencial para a credibilidade e integridade do futebol, e isso deve ser sempre respeitado", ressaltou.
Infantino destacou que explicou a Trump os procedimentos da Fifa e que caso de Balogun "seria decidido no momento devido pelos órgãos competentes".
FIFA President Gianni Infantino:
— FIFA Media (@fifamedia) July 6, 2026
“I have seen the public comments regarding the decision of the independent FIFA Disciplinary Committee related to the suspension of Folarin Balogun, and I would like to reiterate a fundamental principle of FIFA’s governance.
“FIFA’s judicial… pic.twitter.com/FzeWuMQIXf
Fifa decide sobre Balogun
A Fifa decidiu que Balogun está apto a jogar contra a Bélgica pelas oitavas de final da Copa do Mundo, mesmo tendo sido expulso na partida contra a Bósnia, na fase 16 avos.
"Eu leio as decisões do Comitê Disciplinar da FIFA quando são emitidas. Às vezes fico surpreso com elas. Às vezes concordo e, às vezes, discordo. O que eu sempre faço, no entanto, é respeitar essas decisões e a autonomia dos órgãos que as tomam. Se gostamos pessoalmente de uma decisão ou não, isso é irrelevante", afirmou Infantino.
A decisão da Fifa gerou críticas da Federação Belga e da UEFA.