Copa do Mundo

“Prefiro um técnico uruguaio": Forlán rejeita estrangeiros e dita perfil para sucessor de Bielsa

Ex-atacante do Inter defende valorização de profissionais locais para o comando da seleção, citando Diego Aguirre como opção

Forlán jogou no Inter entre 2012 e 2013
Forlán jogou no Inter entre 2012 e 2013 Foto : JefFerson Bernardes / Inter/ CP

A eliminação precoce do Uruguai na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 acelerou as especulações sobre quem assumirá o comando técnico da Celeste após a saída de Marcelo Bielsa. Em meio a rumores que apontam o argentino Marcelo Gallardo como um dos cotados, o ex-atacante do Inter Diego Forlánfo categórico durante participação no programa La Casa del Kun (ESPN), apresentado por Sergio Agüero.

"Eu prefiro um técnico uruguaio", disparou, sem rodeios.

Segundo o jornal Olé, Forlán ressaltou que não foi contra a contratação de Bielsa no ciclo anterior, mas defendeu a valorização dos profissionais locais para a nova etapa.

"Prefiro um treinador uruguaio porque nós os temos, embora não tenha me desagradado a escolha pelo Bielsa. Mas, pela situação em que estamos, não é o momento de ficar jogando nomes no ventilador", ponderou.

Veja Também

Durante a atração, ao ser questionado por Oscar Ruggeri se Diego Aguirre — atual comandante do Peñarol — reuniria as condições necessárias para o cargo, Forlán respaldou o compatriota.

"Obviamente. Ele tem muita experiência, já dirigiu no exterior e também comandou a seleção uruguaia Sub-20. Temos ótimos treinadores no país", assegurou.

O Uruguai se despediu da Copa do Mundo após perder para Espanha por 1 a 0