Raio-X: Rival do Brasil nas oitavas, Coreia do Sul tem muita experiência em Copa do Mundo

Raio-X: Rival do Brasil nas oitavas, Coreia do Sul tem muita experiência em Copa do Mundo

Sul-coreanos contam com Heung-min Son, craque do Tottenham, e apostam na estratégia do técnico português Paulo Bento

Correio do Povo

publicidade

A Coreia do Sul será a adversária do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. Mas, afinal, como atuam os sul-coreanos, que superaram Portugal e deixaram o Uruguai pelo caminho? E quais os perigos que eles podem oferecer a Seleção Brasileira no duelo da próxima segunda-feira, às 16h? Não dá para dizer que é uma seleção tradicional, com títulos e muitas conquistas no currículo. Mas é fato que, desde 1990, os Tigres Asiáticos são figurinha confirmada no álbum da Copa. Confira nosso raio-X: 

Formação tática

A Coreia do Sul aposta nas variações nos modelos duelo a duelo. Usualmente atua em um 4-4-2, que varia para 4-2-3-1 ou até mesmo um 4-3-3. Em confrontos com times inferiores, os sul-coreanos preferem ter a posse de bola e produzir ofensivamente. Foi assim que tiveram bons desempenhos até a Copa do Mundo.

No entanto, esse não será o caso contra o Brasil e nem tem sido a tônica no Mundial. A tendência é que repitam a estrutura dos duelos com Portugal e Uruguai, onde tiveram média de 37% de posse de bola e exploraram a velocidade pelas pontas. A saída em velocidade e a transição rápida defesa-ataque será um dos pontos que Tite buscará neutralizar. Até aqui na Copa, só contra Gana eles abandonaram este modelo. A posse foi sul-coreana: 64% contra 36%. Neste confronto, eles acabaram derrotados. 

Craque da Premier League é o destaque

O melhor jogador do time é o sul-coreano Son Heung-min, do Tottenham, da Premier League. Son joga com a 7 e atua pela esquerda do campo de ataque. Ora mais na ponta, ora mais recuado, mas sempre circulando com liberdade no campo. No confronto com Portugal, ainda como exemplo, ele foi o terceiro atacante do 4-3-3. Diante de Gana, o terceiro meia no 4-2-3-1. É peça importante e comandante anímico do time.

Son chega na Copa como líder técnico e foi o responsável pela assistência do gol que classificou a Coreia. Por conta de uma lesão na face, ele vem jogando o Mundial de máscara. No apito final, ele se emocionou com a classificação. "Esperei tanto por esse momento", resumiu após os "seis minutos mais longos" de sua vida. 

Entre outros nomes importantes está o do atacante Cho Gue-Sung, que é o centroavante do time e vive bom momento na Copa. Contra Gana, marcou dois gols rapidamente e vem atuando como o retentor de bolas no setor ofensivo. Com seus 1.89m, o jogador representa um perigo pelo alto. Com 24 anos, é tratado pela imprensa sul-coreana como futuro da seleção. 

Técnico

Com passagem pelo futebol brasileiro, o português Paulo Bento, de 53 anos, assumiu a seleção em 2018. Desde então, faz um trabalho sólido. São 52 jogos e 33 vitórias. Nas Eliminatórias Asiáticas, os sul-coreanos passaram sem sobressaltos, tendo perdido somente uma vez na fase decisiva. Temperamental, Paulo Bento foi expulso na Copa por reclamações com a arbitragem. Na arquibancada no duelo contra Portugal, chegou a discutir com um torcedor. Ele volta para o confronto com o Brasil.  

Retrospecto em Copas do Mundo

O melhor resultado da Coreia do Sul foi o quarto lugar em 2002, quando sediou a competição ao lado do Japão. Chegou a eliminar a Itália e Espanha, em jogos polêmicos, com reclamções de arbitragem. Além do ano do quarto lugar, também chegou nas fases eliminatórias em 2010 e agora em 2022. Em Mundiais, são 34 jogos, 7 vitórias, 10 empates e 20 derrotas. 

Histórico contra o Brasil

Esse será o primeiro encontro entre Brasil e Coreia do Sul em competições oficiais. No entanto, nos amistosos, o Brasil leva a melhor. No último, em junho deste ano, venceu por 5 a 1. No total, são seis vitórias e apenas uma derrota. O Brasil marcou 16 gols e sofreu somente cinco em todos os sete jogos.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895