Covid-19 freia treinos dos atletas olímpicos gaúchos

Covid-19 freia treinos dos atletas olímpicos gaúchos

Judoca Mayra Aguiar está adaptando rotina para diminuir o prejuízo que a parada causará

Fabrício Falkowski

Mayra Aguiar beija a medalha olímpica conquistada nos Jogos do Rio em 2016

publicidade

A ameaça da Covid-19 trouxe dificuldades extras e muita incerteza para os atletas gaúchos que buscam vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além da dúvida que há sobre a realização do evento, cujo adiamento parece, a cada dia, mais inevitável, a chegada do vírus ao Rio Grande do Sul fechou os principais locais de treinos utilizados por atletas como, por exemplo, a judoca Mayra Aguiar, o saltador Almir Júnior e a nadadora Viviane Jungblut. Os três, desde o início da semana, adaptaram suas rotinas de treino para diminuir o prejuízo que a parada causará à preparação olímpica.

Mayra e Almir treinam na Sogipa. Viviane, no Grêmio Náutico União. Os dois clubes, os mais importantes quando o assunto é esporte olímpico no Rio Grande do Sul, tiveram as suas atividades interrompidas por um decreto municipal. “Toda essa situação é muito complicada, pois estávamos em um estágio importante de treinos. Mas entendemos os motivos e vamos trabalhar da melhor forma possível”, observa Mayra Aguiar, que prepara-se para a sua quarta Olimpíada seguida. Nas duas últimas, ela conquistou medalhas.

A Sogipa, para oferecer melhores condições de treinos para as equipes, continua fornecendo alimentação para os atletas. Além disso, alguns profissionais da comissão técnica, principalmente de fisioterapia, estão dando atendimento na casa dos atletas. “Não dá para repetir em casa o treino que a gente faz no clube. Não tem jeito. A Mayra, por exemplo, levanta mais de 100 quilos nos treinos de força. Como ela poderia fazer isso no apartamento dela?”, questiona o técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko. 

No GNU, a situação é parecida. “Meu preparador físico tem me enviado planilhas de treino que eu consigo fazer com pouquíssimo material”, observa Viviane Jungblut, que completa: “Espero que todos colaborem para que a gente consiga deter o avanço dos casos. Assim, todos poderemos voltar à rotina o quanto antes”, completa.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 16 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 16 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895