O tenista sérvio Novak Djokovic, atual número 7 do mundo, derrotou o espanhol Carlos Alcaraz (3) nesta terça-feira e se classificou para enfrentar o alemão Alexander Zverev (2) na semifinal do Aberto da Austrália. Djokovic fechou o jogo em 3 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-4, 6-3 e 6-4, em três horas e 37 minutos na Rod Laver Arena. O sérvio, que completará 38 anos em maio, busca seu 11º título em Melbourne e seu 25º Grand Slam. Seu adversário por uma vaga na final será Zverev, que horas antes derrotou o americano Tommy Paul (11), também em quatro sets.
Em um duelo de muita intensidade e com jogadas espetaculares, Djokovic usou a experiência para vencer, apesar de ter sentido um desconforto na coxa esquerda. Por sua vez, Alcaraz cai pelo segundo ano consecutivo nas quartas de final do Aberto da Austrália, o único título Grand Slam que ainda não conquistou. Aos 21 anos, o espanhol já venceu Roland Garros (2024), Wimbledon (2023 e 2024) e o US Open (2022) e tenta ser o jogador mais jovem a levantar o troféu nos quatro principais torneios do circuito. Sua última chance será na próxima edição do Aberto da Austrália.
De volta à semifinal
Djokovic vai disputar semifinal em Melbourne pela 12ª vez na carreira, uma marca só superada pelo suíço Roger Federer, que esteve em 15. Em 2024, o sérvio foi eliminado nessa fase pelo italiano Jannik Sinner (número 1 do mundo), atual campeão. Este ano, ambos não poderão se enfrentar antes da final.
No confronto mais aguardado das quartas, Djokovic e Alcaraz ofereceram ao público um grande nível de tênis. O jovem espanhol levou três games para se acostumar com o vento na Rod Laver Arena, mas quando o fez foi superior, muito eficiente nas devoluções e venceu o primeiro set por 6-4.
O segundo começou da mesma forma, com Djokovic quebrando o serviço de Alcaraz, mas desta vez o sérvio não cedeu. Demolidor no serviço praticamente sem cometer erros, ele empatou o confronto apesar das dores na coxa esquerda, que o levaram a pedir atendimento médico no final da primeira parcial.
No terceiro set, 'Nole' pareceu mais confortável em quadra e fechou com um espetacular backhand nos pés de Alcaraz, que não conseguiu passar a bola para o outro lado da rede. O quarto set começou como os três anteriores, com Djokovic à frente no placar, o que dificultou uma possível reação do espanhol, que ainda se queixou de dores nas costas.
Alcaraz fez de tudo para tentar recuperar a quebra sofrida e levar a partida para o quinto set, mas desperdiçou dois break points no oitavo game e se despediu do torneio. "Gostaria que este jogo tivesse sido a final. Foi um dos jogos mais épicos que já joguei nesta quadra, em qualquer quadra”, disse Djokovic após a partida.
A semifinal do Aberto da Austrália entre Novak Djokovic e Alexander Zverev está programada para a próxima sexta-feira.