Esportes

“Fui lá no caixa e perguntei 'onde tem dinheiro?’ Não tem”, revela presidente interino do Corinthians

Dirigente afirma que clube precisa pagar parcela de R$ 3 milhões essa semana e não há como

Corinthians vive crise política após a saída do presidente
Corinthians vive crise política após a saída do presidente Foto : DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO/CP

O Corinthians busca se reerguer na temporada em meio a um caos político. Na última semana, o então presidente Augusto Melo e ex-diretores do clube foram indiciados por furto, lavagem de dinheiro e associação criminosa em investigação que apura irregularidades no contrato com a casa de apostas VaideBet. Na segunda-feira, 26, em reunião do Conselho Deliberativo do clube, o processo de impeachment de Augusto Melo foi aprovado.

Desse modo, o então mandatário acabou afastado do cargo. Após a aprovação no Conselho, o presidente do órgão, Romeu Tuma Jr, tem até cinco dias para agendar a votação da Assembleia-Geral de associados, que vai referendar ou não o afastamento de Augusto Melo. Quem assumiu o cargo interinamente foi o 1º vice, Osmar Stábile, que tem ao seu lado o 2º vice, Armando Mendonça, eleitos na chapa de Augusto, mas adversários políticos do mandatário.

Sem solução no curto prazo

Osmar Stábile e Armando Mendonça concederam entrevista na última terça-feira. Os dirigentes disseram que a situação financeira do clube é 'muito grave'. "A gente precisa pagar alguma coisa hoje e não tem dinheiro. Fui lá no caixa e perguntei 'onde tem dinheiro?' Não tem. Temos que mudar essa situação com muito trabalho e dedicação e resolver esses problemas. Não vai ser de imediato, não temos varinha de condão”, afirmou Stábile.

"É uma situação muito grave que as pessoas precisam saber. Corremos, inclusive, o risco de sair do Profut. Não sabíamos, tomamos conhecimento disso no início da manhã. Isso é uma informação verdadeira, que precisa ser colocada para vocês. Precisamos da compreensão de todos”, afirmou o vice, Armando Mendonça. “Durante essa semana vence uma parcela de 3 milhões. Nós fomos no caixa e não tem esse dinheiro”, completou.

Restaram as competições nacionais

Após a eliminação na Copa Sul-Americana, na semana passada, o Corinthians deu adeus precocemente à Copa Sul-Americana na semana passada, quando foi derrotado pelo Huracán por 1 a 0, na Argentina, e não conseguiu nem mesmo avançar para a etapa de playoffs da competição continental. Eliminado na fase preliminar da Copa Libertadores e na fase de grupos da Sul-Americana, o clube vive uma temporada para ser esquecida com relação aos torneios continentais.

O foco agora passa a ser todo voltado às disputas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, as únicas competições em que está vivo em 2025. O técnico Dorival Júnior se mostrou muito insatisfeito na última terça-feira, após a queda na Sul-Americana. O treinador cobrou uma resposta da equipe nos dois campeonatos que ainda restam no ano.

No Brasileirão, o Corinthians está na oitava colocação. Na Copa do Brasil, o time avançou para as oitavas de final após eliminar o Novorizontino. "Temos dois campeonatos importantes (Brasileiro e Copa do Brasil) para apagar a impressão deixada na Libertadores e Sul-Americana. Nossa obrigação e compromisso agora é com o nosso torcedor. É um momento muito difícil para todo mundo”, disse Dorival Júnior em entrevista coletiva nessa terça.

Veja Também