Grêmio e Inter se enfrentam em Gre-Nal para retomar a confiança na temporada

Grêmio e Inter se enfrentam em Gre-Nal para retomar a confiança na temporada

Tricolor e Colorado vivem momentos de instabilidade em 2023

Fabricio Falkowski e Lucas Mello

publicidade

O Grêmio ainda não venceu na Arena neste Brasileirão, mas o Inter também não ganhou nenhum dos seus últimos cinco jogos. Os gremistas já sofreram nove gols na competição, mas os colorados, por seu lado, só marcaram quatro nos mesmos seis jogos. Com apenas sete pontos, o Inter está na 12ª posição na tabela, mais próximo do descenso do que do G-4, mas Grêmio não está muito melhor. Com só um ponto a mais, está apenas um posto acima. Portanto, se de literatura estivéssemos tratando, poderíamos dizer que o Gre-Nal deste domingo na Arena, válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro do ano da graça de 2023, é do roto contra o esfarrapado. Como o assunto é futebol, trata-se de um clássico de dois times em crise, tentando encontrar-se com melhores atuações e com a vitória.

Brasileirão 2023: acompanhe em tempo real o clássico Gre-Nal 439

O problema do Inter é um pouco mais amplo. Além de não vencer, ele tem apresentado um futebol pouco competitivo. Na quarta-feira, após a derrota para os reservas do América-MG, na Arena Independência, jogadores, comissão técnica e dirigentes tiveram uma conversa definitiva no vestiário. Mano Menezes exigiu uma reação imediata e teve uma resposta positiva do elenco. O ambiente melhorou e alguma confiança foi retomada. Os últimos dias de trabalho foram positivos no CT Parque Gigante, apesar de recepção pouco calorosa que um grupo de torcedores preparou para a delegação na volta de Belo Horizonte, quando até as janelas do ônibus do clube foram quebradas a pedradas. Mano, na reunião, não pediu demissão, mas deixou o presidente Alessandro Barcellos à vontade para mandá-lo embora. O dirigente preferiu mantê-lo e irmanou-se no pacto pela vitória.

Mesmo assim, é difícil prever o futuro do treinador no Inter. Se o time perder o clássico, a sua permanência fica praticamente inviabilizada. E até em caso de uma vitória colorada ou de um empate honroso, o técnico pode sair, já que em São Paulo especula-se que o Corinthians voltaria a procurá-lo no início da próxima semana, principalmente em caso de derrota diante do Flamengo, no Maracanã.

Pelo lado do Grêmio, Renato não vive na corda bamba, mas já começou a ser criticado pelo fraco desempenho da equipe nos últimos jogos. Somados o Brasileirão e a Copa do Brasil, o Tricolor está a quatro jogos sem vencer. A última vitória aconteceu contra o Cuiabá por 2 a 1, na 3ª rodada do Brasileirão.

A equipe construída no Gauchão e que teve boas atuações, hoje não consegue ter o mesmo rendimento. Primeiro, jogadores importantes, como Pepê, convivem com lesões e não saem do departamento médico. O segundo motivo é a qualidade dos adversários, que, por óbvio, aumentou. Mesmo com essas adversidades, o fato é que Renato não está conseguindo extrair o melhor do elenco que tem.

Em coletivas recentes, Renato Portaluppi cobrou publicamente a direção por reforços. A busca por jogadores de velocidade é a prioridade na próxima janela de transferências. As declarações do treinador não caíram muito bem no ambiente Tricolor. 

Tanto é verdade que o ídolo gremista voltou atrás no tom mais forte das cobranças e resolveu valorizar o elenco que tem na Arena. Mas sempre deixando claro que “presentes” do presidente Alberto Guerra seriam bem-vindos para julho. Uma vitória no domingo pode devolver a confiança neste momento de instabilidade. Porém, por outro lado, a derrota coloca ainda mais pressão para cima de Renato Portaluppi.

Brasileirão 2023 - 7ª rodada

Grêmio
Gabriel Grando; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo, Bitello, Cristaldo e Vina (Nathan); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi

Inter
Keiller; Bustos (Igor Gomes), Rodrigo Moledo, Gabriel Mercado e Renê (Thauan Lara); Gustavo Campanharo, Johnny (Baralhas), Mauricio e Alan Patrick; Wanderson e Alexandre Alemão. Técnico: Mano Menezes.

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP-FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-FIFA) e Neuza Ines Back (SP-FIFA)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN-FIFA).
Data e hora: 21/05, domingo, às 18h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895