Grêmio

Adriel conquista vaga no Grêmio e vira referência no hexacampeonato

Goleiro saiu da condição de reserva para ajudar o Tricolor na reta final do Gauchão

Foto : Fabiano do Amaral

Aproveitando as oportunidades. Foi desse jeito que o baiano de Ilhéus, o goleiro Adriel, se afirmou como titular da equipe principal do Grêmio em 2023. O jogador se afirmou no time de Renato Portaluppi e foi um dos destaques na reta final do Campeonato Gaúcho. A conquista do hexa nesse sábado também passou por ele, que em pelo menos duas oportunidades salvou a pátria tricolor. 

Desde 2018 no clube, o jovem goleiro de 22 anos até então era pouco utilizado. Havia jogado apenas dois jogos pelo Tricolor: a Recopa Gaúcha em 2021 e contra o Brusque, pela Série B no ano passado. Apesar de não ter tomado gols, seguiu na sombra dos outros arqueiros, não sendo utilizado, muitas vezes não sendo nem relacionado. 

O ano de 2023 chegou e com ele vieram as chances de mostrar o seu valor. O goleiro ganhou a primeira chance no time de Renato Portaluppi apenas na sétima rodada do Campeonato Gaúcho, no dia 12 de fevereiro contra o Avenida, na Arena. 

Antes disso, Brenno e Gabriel Grando é que disputavam a posição. O técnico já havia dito que daria oportunidades a todos. Pois naquela tarde de sábado, Renato surpreendeu e escalou Adriel como titular da equipe. Grando ficou no banco e Brenno não foi relacionado. 

 Não tomou gols e garantiu a vitória do time por 2 a 0. No jogo seguinte, mais uma atuação segura e sem buscar a bola nas redes. A partir daí, o gigante de 1,95 m virou dono absoluto da posição. De lá para cá, foram nove partidas e seis gols sofridos. Em quatro delas, o goleiro deixou o gramado sem sofrer tento algum.

No Gre-Nal, Adriel teve seu teste de fogo. Ele não conseguiu evitar o gol de Alan Patrick, mas foi seguro durante a partida. Fez defesas importantes que impediram o segundo gol do rival e que ajudaram o Tricolor a vencer o clássico por 2 a 1. Na semifinal contra o Ypiranga veio a consagração. Após dois resultados iguais, a classificação foi decidida nas cobranças de pênalti. O paredão Tricolor brilhou ao pegar duas penalidades. O último, contra Jhonatan Ribeiro, garantiu o Grêmio nas finais do Gauchão.

Talento também com os pés 

Apesar das boas atuações embaixo das trave, o que pode ter garantido a titularidade de Adriel foi a habilidade também com os pés.  O próprio Renato destacou essa virtude do arqueiro como algo fundamental para o seu time. “O Adriel leva vantagem sobre eles porque sabe jogar com os pés, tanto o esquerdo quanto o direito”, frisou o treinador após a classificação para a final.  

No próximo domingo, a nova muralha da Arena completará seu décimo segundo jogo com a camisa Tricolor, e, pode conquistar seu segundo título jogando pelo clube, já que jogou a Recopa Gaúcha em 2021 contra o Santa Cruz.

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais