Além de ser importante na briga contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro, a partida contra o Bragantino, no Nabi Abi Chedid, servirá para o Grêmio tentar quebrar um tabu, justamente no dia em que vai completar 121 anos de história. Até hoje, o Tricolor nunca venceu jogando em Bragança Paulista. Em oito jogos, são cinco derrotas e três empates, com três gols marcados dez sofridos.
Tudo começou em 1992, quando as duas equipes se enfrentaram pela extinta Copa Conmebol − esse foi o único encontro que não foi válido pela competição nacional. O jogo terminou empatado por 2 a 2. Os gaúchos e os paulistas voltariam a empatar na volta, no estádio Olímpico, com o Tricolor conseguindo a classificação nos pênaltis.
Pelo Brasileirão, o primeiro duelo entre Grêmio e Bragantino terminou tudo igual, em 1994: 0 a 0. Na década de 90, os clubes ainda se enfrentaram mais três vezes. Em 1995, o Massa Bruta venceu por 2 a 0. Dois anos depois, empate por 1 a 1. Em 1998, no ano do rebaixamento para a Série B, o time paulista derrotou o gaúcho por 1 a 0.
O reencontro entre os dois clubes só ocorreu 22 anos depois. Já pertencente ao grupo Red Bull, o Bragantino voltou para a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020. No mesmo ano, o Massa Bruta venceu o Grêmio, de Renato Portaluppi, por 1 a 0. Um ano depois, sob o comando de Felipão, o Tricolor também foi derrotado por 1 a 0.
O último duelo entre as equipes aconteceu há, exatamente, quase um ano. No dia 14 de setembro de 2023, o Bragantino venceu o Grêmio, com Renato na casamata e Luis Suárez em campo, por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo lateral-direito João Pedro, contra, e Vitinho, ambos ainda no primeiro tempo.
No cômputo geral, o Tricolor leva desvantagem no confronto. Em 17 partidas, o Grêmio tem quatro vitórias, seis empates e sete derrotas. O aproveitamento é de apenas 35,2%. No primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano, o Bragantino venceu por 2 a 0, com gols de Eric Ramires e Luan Cândido. O jogo foi disputado no estádio Couto Pereira, em Curitiba.