Grêmio celebra dez anos de inauguração da Arena
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio celebra dez anos de inauguração da Arena

Tricolor completa uma década no estádio com 352 jogos e 69,40% de aproveitamento

Correio do Povo

Sem público, Arena conhecerá neste domingo o campeão gaúcho de 2021

publicidade

O Grêmio celebrou, nesta quinta-feira, os 10 anos da inauguração da Arena, o terceiro estádio da história mais que centenária gremista. Ao longo de uma década, o Tricolor somou 352 partidas, com 69,40% e 213 vitórias atuando nos seus "novos" domínios. Além da alegria de títulos, como os da Copa do Brasil e da Libertadores, a torcida também viveu a tristeza do rebaixamento em 2021. 

O pontapé inicial no estádio foi dado no dia 8 de dezembro de 2012 em um amistoso contra o Hamburgo. O duelo, que relembrou a decisão do Mundial de 1983, foi vencido pelo Grêmio por 2 a 1 - gols de André Lima (o primeiro da história da cancha) e Marcelo Moreno. 

De lá para cá, o goleador da casa gremista é Diego Souza. O tanque tem 55 bolas na rede atuando com o apoio dos tricolores. O maior público é o da final da Copa do Brasil, quando o grito de campeão pode ser desentalado da garganta após 15 anos. 55.337 gremistas viram o empate com o Atlético Mineiro. 

A relação Grêmio e Arena, dentro do campo, totaliza momentos mais positivos do que negativos. Contra o Inter, por exemplo, são só duas derrotas em seus domínios e uma hegemonia estadual expressiva.

Situação da gestão segue estagnada

No entanto, nos gabinetes, a negociação pela compra da gestão viveu avanços e retrocessos. No último pleito eleitoral, o presidente eleito, Alberto Guerra, evitou projetar a aquisição. Romildo Bolzan Júnior chegou a se aproximar de um desfecho positivo, mas teve suas tentativas frustradas com a pandemia da Covid-19 e desistiu ao final do mandato.

O descumprimento das obras no entorno estádio renderam uma multa da justiça para a Arena e outros duas empresas. A 10ª Vara da Fazendo Pública determinou o pagamento de R$ 193,1 milhões para Porto Alegre, o valor corresponde ao conjunto de obras previstas no termo de compromisso firmado em 2014 nas obras do estádio gremista. O juízo fundamentou a decisão no fato de que “o processo tramita há anos, nele sobrevindo diversas tentativas judiciais e extrajudiciais - audiências, reuniões, acordos parciais - de cumprimento das obrigações assumidas pelos réus, sem sucesso efetivo”.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895