Grêmio visita Cruzeiro em busca da classificação na Copa do Brasil
Tricolor precisa de uma vitória simples para avançar às quartas de final
publicidade
Embalado por duas vitórias seguidas no Brasileirão, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 20h, no estádio Mineirão, para garantir não só a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, mas também assegurar a entrada de R$ 4,3 milhões nos cofres. Após empatar por 1 a 1, na Arena, o Tricolor precisa de uma vitória simples em Belo Horizonte. Em caso de nova igualdade, a decisão vai para os pênaltis.
Copa do Brasil: acompanhe Cruzeiro x Grêmio em tempo real
Esse confronto das oitavas de final coloca frente a frente os dois maiores vencedores dessa competição. Enquanto o Grêmio tem cinco conquistas, o Cruzeiro soma seis títulos. O Tricolor não tem boas recordações do último encontro, em 2017. Naquele ano, na semifinal, os gaúchos foram superados pelos mineiros nos pênaltis, após vitória em Porto Alegre e derrota em Belo Horizonte pelo mesmo placar.
Para a partida desta noite, Renato Portaluppi poderá repetir a escalação com três zagueiros que, na visão do técnico, teve a melhor atuação na temporada, na vitória conquistada no clássico Gre-Nal pelo Brasileirão. Suspenso contra o Furacão, Kannemann retorna para formar trio de zaga com Bruno Alves e Bruno Uvini.
No setor de meio-campo, Bitello e Carballo retornam após serem poupados no final de semana em Curitiba. Cristaldo, que foi relacionado para o jogo na capital paranaense, mas não entrou em campo, também volta para reforçar a criação das jogadas da equipe e ajudar a municiar Luis Suárez na frente.
Preservado diante do Athletico Paranaense, o camisa 9 uruguaio é a grande esperança de gols do Tricolor. Com 14 bolas na rede em 2023, Luisito marcou nas duas últimas partidas em que atuou: contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, e o Inter, pelo Brasileirão. Além dos gols, Suárez tem se destacado com seis assistências na temporada.
Com a necessidade de vencer para se classificar no tempo normal, o Grêmio terá pela frente também um tabu de cinco anos sem vencer o Cruzeiro no Mineirão. A última vitória aconteceu no dia 14 de abril de 2018, quando André marcou o gol que garantiu o 1 a 0 na estreia do Campeonato Brasileiro.
Copa do Brasil 2023 - Oitavas de final
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Neto Moura e Wallisson (Mateus Vital); Wesley, Gilberto e Bruno Rodrigues. Técnico: Pepa.
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; Fábio, Villasanti, Carballo, Bitello e Reinaldo; Cristaldo e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP-Fifa)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ-Fifa) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Daiane Muniz (SP-Fifa)
Data e hora: 31/05, quarta-feira, às 20h
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)