O assunto envolvendo a polêmica arbitragem de Lucas Casagrande, em Bragança Paulista, segue rendendo novos capítulos. Após as manifestações fortes de Marlon e do diretor de futebol, Guto Peixoto, e a promessa por parte do clube de um protesto formal na sede da CBF, o Tricolor foi além e pediu a anulação de dois cartões recebidos por seus atletas na derrota para o Bragantino por 1 a 0. O anúncio foi feito em nota oficial publicada na noite desta segunda-feira.
NOTA OFICIAL
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 6, 2025
Grêmio denuncia 15 erros graves de arbitragem em 2025 e propõe ações pela qualificação do setor
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem a público manifestar sua indignação com a sequência de erros graves de arbitragem que têm prejudicado diretamente o Clube nas… pic.twitter.com/3xqKnUXzMZ
Uma das situações envolve a expulsão de Kannemann no final do primeiro tempo. O árbitro considerou a conduta do argentino como “violenta” contra o zagueiro Pedro Henrique, dentro da área, antes da cobrança de uma falta para o Massa Bruta. Pelo lance não ter sido revisto no VAR, o áudio da conversa não foi divulgado pela CBF.
O outro cartão é o amarelo de Marlon, que foi punido por reclamar da penalidade polêmica marcada para o Bragantino no último minuto do jogo no interior paulista. Com essa advertência, o lateral-esquerdo está suspenso do duelo contra o São Paulo, na volta da parada da data Fifa, no dia 16 de outubro
Essa medida faz parte de uma série de ações que os dirigentes gremistas preparam para protestar na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Em um dos encontros, o clube gaúcho será representado pelo diretor executivo Luís Vagner Vivian.
Essa queixa do Grêmio acontece menos de cinco meses após a última vez. No final de maio, após a eliminação para o CSA na terceira fase da Copa do Brasil, o presidente Alberto Guerra e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari foram recebidos pelos integrantes da Comissão de arbitragem da CBF, liderados pelo presidente Rodrigo Cintra. Nesse encontro, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, também esteve presente.
O Tricolor entende que, ao longo deste ano, a arbitragem cometeu 15 erros contra o clube, que foram documentados e influenciaram nos resultados das partidas. Um outro ponto abordado é que essa indignação do Grêmio será transformada “em um movimento nacional pela qualificação da arbitragem, com o objetivo de reduzir a margem de erro, preservar a lisura das competições e valorizar o futebol brasileiro”.
Se contarmos apenas os jogos em competições nacionais neste ano, foram 15 erros claríssimos em lances cruciais que prejudicaram o Grêmio. Isso não é aceitável! Precisamos de mudanças urgentes, não só pelo Grêmio, mas por todo o futebol brasileiro.#ArbitragemProfissional pic.twitter.com/wj93ncxF20
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 6, 2025
Por conta dos lances polêmicos de sábado, o árbitro Lucas Casagrande e o VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior foram afastados pela CBF.