O Grêmio vai receber, na manhã desta quarta-feira, a réplica da taça da Supercopa do Brasil de 1990. A entrega simbólica será feita pelo presidente da CBF, Samir Xaud, em evento na Arena. O Tricolor foi o primeiro campeão do torneio, criado há 35 anos e retomado em 2020.
Além do presidente Alberto Guerra, alguns campeões estarão presentes: Almir, Darci, Fabio Lima, Géverton, Ion, João Antonio, Luis Fernando, Luís Eduardo, Mazaropi, Vilson e Wolnei Caio.
Como campeão da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, o Tricolor garantiu o direito de disputar o título de Supercopa do Brasil contra o campeão brasileiro de 1989, o Vasco da Gama. Na época, por falta de datas, decidiu-se em comum acordo que os jogos de ambos pela primeira fase da Libertadores de 1990 valeria pela disputa da Supercopa do Brasil.
Assim, em 14 de março de 1990, no estádio Olímpico, o Grêmio saiu em vantagem ao vencer o Vasco por 2 a 0, com gols de Nilson e Darci. Com um empate sem gols em São Januário, o Tricolor sagrou-se campeão da Supercopa do Brasil no dia 18 de abril de 1990.