Pelo Grêmio, Suárez pode ser goleador pela 4ª vez em uma liga nacional
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Pelo Grêmio, Suárez pode ser goleador pela 4ª vez em uma liga nacional

Uruguaio disputa artilharia com Paulinho, do Atlético-MG, e Tiquinho Soares, do Botafogo

Correio do Povo

publicidade

Em quase 20 anos de carreira e mais de 550 gols, Luis Suárez pode, aos 36 anos, alcançar sua quarta artilharia em um campeonato nacional. Os três gols do uruguaio na virada do Grêmio diante do Botafogo, na última quinta-feira, colocaram o atacante no páreo, com 14 gols no Brasileirão. Ele está a apenas três gols de distância Paulinho, Atlético-MG, o atual artilheiro do Brasileirão com 17 tentos. Em segundo lugar, também está na disputa está Tiquinho Soares, do Botafogo, que balançou a rede 16 vezes. 

Curiosamente, Suárez conseguiu liderar a artilharia por três times em campeonatos diferentes. Ele também foi principal goleador de outros torneios, como o Mundial de Clubes da Fifa 15/16 e as Eliminatórias para Copa do Mundo de 2014. 

Holanda 

No Ajax, Suárez fez 35 gols na liga holandesa, a “Eredivisie”, na temporada 2009/10. Ajudou o time a ser vice-campeão e a se classificar para a Champions League.

Inglaterra

Já no Liverpool, ele conseguiu novamente o feito jogando a Premiere League, como é conhecido o campeonato inglês. Fez 31 gols em 33 partidas na temporada 2013/14. O feito lhe rendeu também o prêmio de Chuteira de Ouro da Uefa, dado ao maior artilheiro geral de competições filiadas a entidade europeia, junto com Cristiano Ronaldo. O português também havia feito 31 gols, mas pela Liga Espanhola, a La Liga.

Espanha

Na temporada 2015/16, já na Liga Espanhola, o uruguaio fez 40 gols em 35 partidas. Também deu 16 assistências. Superou Messi e Cristiano Ronaldo nos dois quesitos. A atuação daquela temporada lhe rendeu vaga na equipe ideal da Liga dos Campeões da UEFA e da Equipe do Ano FIFA, além, claro, da Chuteira de Ouro da Uefa.


Contra o América-MG, Suárez pariticpou de três dos quatro gols marcados na vitória do Grêmio. Crédito: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

Brasil

Aos 36 anos, agora no Brasil, o craque uruguaio mais uma vez se destaca pelas duas virtudes: gols e assistências. No segundo quesito é o líder, com 10 passes para o gol. Nos últimos 5 jogos, participou de cinco gols do Grêmio. Como na vitória contra o Coritiba, que deu passe para um dos gols. Ou no jogo maluco jogo de 7 gols contra o América-MG em que ajudou o time a vencer com um gol e duas assistências. Também foi crucial na vitória contra o Bahia, fazendo o único gol da partida. O uruguaio também marcou um belo gol no Gre-Nal do 1º turno, mantendo a tradição de marcar nos clássicos que disputa. 

Após a parada da Data Fifa, quando Grêmio e Atlético Mineiro se enfrentam, Suárez pode chegar mais perto do topo da liderança de artilheiro. Ele estará em campo contra o atual goleador do Brasileirão, Paulinho. 

Além do duelo individual, há a disputa direta entre os dois times por posições na tabela. O Grêmio está em 3º, com 59 pontos, enquanto o Galo figura em 5º lugar, com 57 pontos. Quem perder, praticamente dá adeus à chance de título.

Artilharia do Brasileirão  2023

Paulinho - Atlético-MG - 17 gols 
Tiquinho Soares - 16 gols 
Suárez - 14 gols 
Hulk - Atlético-MG 13 gols
Marcos Leonardo- Santos - 13 gols
Robson - Coritiba - 12 gols 
Deyverson - Cuiabá 12 gols 
Mastriani - América-MG 11 gols 
Vitor Roque - Athletico-PR 11 gols 
Pedro - Flamengo - 11 gols 

Artilharias de Suárez em Ligas Nacionais 

Eredivise 09/10 - 35 gols
Premiere League - 13/14 - 31 gols 
La Liga - 15/16 - 40 gols


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895