Suárez mania: o início avassalador do centroavante uruguaio com a camisa do Grêmio
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Suárez mania: o início avassalador do centroavante uruguaio com a camisa do Grêmio

Jogador caiu nas graças da torcida com apenas dois jogos disputados e quatro gols marcados

Lucas Mello

Suárez tem oito gols com a camisa do Grêmio

publicidade

Contratação de nível mundial. É assim que dá para caracterizar a vinda de Luis Suárez para o Grêmio. Não só pela repercussão do anúncio oficial, mas também pelo o que o uruguaio já vem entregando dentro de campo. Em dois jogos, “el Pistolero” marcou quatro gols, inclusive garantindo a conquista da Recopa Gaúcha.

O efeito Luisito Suárez não é só visto dentro de campo, mas também fora dele. Neste primeiro mês do ano, o Tricolor já angariou mais de 10 mil sócios, além de uma procura maior por ingressos, tanto nos jogos em casa, quanto nos fora da Arena. 

O camisa 9 é o principal assunto entre os torcedores gremistas, que o adotaram como o mais novo xodó do clube. A Suárez mania está a todo vapor. Para falar sobre a chegada do jogador, o Correio do Povo conversou com os jornalistas Hiltor Mombach e Paulo Vinícius Coelho.

A qualidade indiscutível do centroavante

Luis Suárez precisou de apenas quatro minutos para mostrar por que é o quinto maior artilheiro do mundo. Com um toque por cobertura, abriu o placar contra o São Luiz na estreia e logo fez um hat-trick ainda no primeiro tempo. Contra o Caxias, voltou a decidir a favor do Tricolor.

"O Suárez tem um diferencial. Ele não é um jogador que não fica parado. Isso deu para ver nas duas partidas, principalmente agora em Caxias do Sul. O Suárez ora estava na lateral-direita, ora estava no meio-campo, ora estava na esquerda", analisou Hiltor Mombach, jornalista do Correio do Povo.

Para o comentarista Paulo Vinícius Coelho, a contratação do uruguaio foi cara. Porém, existe o contraponto de que ele vai performar dentro de campo. Ou melhor, já está mostrando toda a sua qualidade nas quatro linhas.

"Eu vi com uma contratação cara. É cara porque custa R$ 56 milhões. São dois anos de contrato, só salário e 13°, mas são R$ 56 milhões. Agora, tem um contraponto. Ele vai entregar e ele começou entregando muito. Quatro gols e um passe em dois jogos é espetacular. O início dele é avassalador", disse.

O jornalista ainda traz um dado bastante interessante sobre Luisito. O camisa 9 é o oitavo jogador que disputou quatro Copas do Mundo e depois atua no futebol brasileiro. Antes dele, nomes lendários como Pelé, Nilton Santos e Ronaldo. Pelo nível diferente, PVC acredita que Suárez possa ser o artilheiro do Brasil em 2023.

"Só oito jogadores com quatro Copas do Mundo jogaram no Brasil: Castillo, Djalma Santos, Nilton Santos, Pelé, Ronaldo, Leão, Pedro Rocha e Luis Suárez. Só oito jogadores fizeram quatro Copas do Mundo e jogaram no Brasil depois de terem feito a quarta Copa do Mundo. É um nível diferente. O Cano faz tanto gol como fez no ano passado e foi o artilheiro do Brasil, o Suárez pode ser artilheiro do Brasil esse ano."

Suárez agrega, mas só ele não é o suficiente

De volta à Série A do Brasileirão, o Grêmio passou por uma reformulação no elenco. Ao todo, dez reforços foram contratados, com destaque, claro, a Luisito Suárez. A contratação do uruguaio representa a ambição do clube em 2023. Porém, segundo Hiltor Mombach, só o camisa 9 não vai colocar os gaúchos a ponto de brigar por grandes conquistas. É preciso que o time dê “liga”, que aconteça um “encaixe”.

“Não, só o Suárez não é o suficiente. O Suárez vai dar certo no Grêmio? Com certeza. Agora, o Grêmio vai dar certo com o Suárez? Isso é outra coisa. O Renato precisa montar o time. O Grêmio precisa encaixar."

PVC segue na mesma linha. Para ele, a chegada do uruguaio eleva o patamar gremista, mas não coloca o clube entre os favoritos a grandes conquistas, como do Brasileirão e da Copa do Brasil. "Eleva (o patamar), mas não chega a ser favorito."

Impacto fora de campo

Não é só dentro de campo que a contratação de Suárez traz impacto para o Grêmio. Além do quadro social, que apresentou crescimento, a procura por ingressos em duelos fora de casa também aumentou. A carga destinada à torcida do Tricolor foi maior para o jogo contra o Caxias. 

“O Suárez não traz impacto apenas para o Grêmio. O Caxias lotou o estádio Centenário por causa do Suárez. Então, onde o Suárez for no interior, ele vai ser o ‘trem pagador’. O Grêmio tinha 10 mil novas associações. Porque muitos eram sócios e voltaram a pagar por causa do Suárez”, disse Hiltor.

Paulo Vinícius Coelho ressalta que apenas a contratação de Suárez já traz uma grande visibilidade para o Grêmio, colocando o clube nos principais jornais do mundo. "É claro que o maior marketing que existe é a vitória. Mas o Luis Suárez faz o nome do Grêmio aparecer nos jornais do mundo inteiro. Então, o marketing é outra questão importante."

"El pistolero" terá a chance de seguir aumentando os seus números com a camisa azul, preta e branca nesta quarta-feira. O Grêmio recebe o Brasil de Pelotas na Arena, às 21h30min, pela segunda rodada do Gauchão.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895