Grandes elencos, boa fase e tradição: os rivais da dupla Gre-Nal no Brasileiro

Grandes elencos, boa fase e tradição: os rivais da dupla Gre-Nal no Brasileiro

Pelo futebol apresentado até o momento, Palmeiras e Fluminense aparecem como os adversários mais difíceis

Lucas Mello

Palmeiras chega como o principal favorito para conquistar o bicampeonato brasileiro

publicidade

Vai começar, neste final de semana, mais uma edição do Campeonato Brasileiro. Pela qualidade e tradição, Grêmio e Inter geram a expectativa de brigar no alto da tabela. O Correio do Povo elencou cinco equipes que aparecem como principais concorrentes para os objetivos da dupla Gre-Nal no Brasileirão 2023: Palmeiras, Fluminense, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians.

Palmeiras

Campeão brasileiro do ano passado, o Palmeiras chega, mais uma vez, como favorito a conquistar a edição de 2023. Sob o comando de Abel Ferreira, o Verdão teve um ótimo início de ano, com títulos da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo; e Paulistão, contra o Água Santa.

Em relação a 2022, a equipe teve duas perdas importantes: Danilo e Gustavo Scarpa. O belo trabalho do técnico português minimizou essas saídas. Muito bem organizado defensivamente e letal na parte ofensiva, o Palmeiras mantém a identidade que o consagrou nos últimos anos.

Quatro atletas do Verdão são destaques, em meio a um grupo muito completo. Na zaga, Gustavo Gómez é o xerife e capitão da equipe. No meio, a qualidade do selecionável Raphael Veiga. Na frente, a dupla dos velozes Dudu e Rony.

Time base: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael, Dudu, Raphael Veiga e Rony; Endrick.

Fluminense

Bicampeão carioca, com direito a goleada na final contra o Flamengo, o Fluminense chega com moral elevada para o Brasileirão. Sob o comando de Fernando Diniz, o Tricolor carioca tem uma identidade de jogo, gosta de ter a bola e ser ofensivo ao longo dos 90 minutos.

Com a base mantida que conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2022, o Fluminense teve reforços pontuais, entre eles Keno, ex-Atlético-MG, e o principal: Marcelo, ex-lateral do Real Madrid. O camisa 12, formado em Xerém, voltou ao clube após 17 anos e já foi peça fundamental na conquista do Estadual.

Além de destacar Marcelo, Paulo Henrique Ganso, com a sua qualidade na perna canhota para deixar os companheiros na cara da meta, e Germán Cano, com o perfume do gol, são os principais destaques da bem armada equipe de Fernando Diniz.

Time base: Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander e Paulo Henrique Ganso; John Arias, Keno e Cano.

Cano tem 18 gols na atual temporada (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)

Flamengo

Atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, o Flamengo tem um início de ano ruim. Prova disso, o técnico contratado para a temporada, Vítor Pereira, foi demitido após a goleada para o Fluminense e a perda do título carioca.

Ao longo de três meses de trabalho, o português colecionou insucessos. Perdeu a Supercopa do Brasil, foi eliminado na semifinal do Mundial de Clubes, perdeu a Taça Guanabara e, por fim, perdeu o Campeonato Carioca.

Com a demissão de Vítor Pereira, o Mengão acertou a contratação de Jorge Sampaoli, que está desempregado desde a saída do Sevilla-ESP. O clube vê no técnico argentino a possibilidade de voltar a viver grandes momentos. Grandes jogadores têm de sobra, principalmente do meio para frente: Everton Cebolinha, Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique e Pedro.

Time base: Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.

Pedro tem 13 gols marcados em 2023 (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

Atlético-MG

Decepcionante na última temporada, o Atlético-MG segue entre os principais times do futebol brasileiro. Para a casamata, o clube buscou Eduardo Coudet, que já tinha passagem pelo Brasil no Inter. Paulinho, ex-Bayer Leverkusen, foi a principal contratação.

Mesmo com o tetracampeonato mineiro, o momento do Galo é instável. Coudet ainda não tirou o melhor dessa equipe e o clima ficou abalado após uma entrevista do treinador, que reclamou do “grupo curto”. A sua saída chegou a ser dada como certa, mas “arestas” foram aparadas e Chacho segue no comando do clube mineiro. O início do Brasileirão será determinante para o futuro do profissional argentino.

A base da equipe foi mantida. O principal destaque é Hulk, segundo maior artilheiro do Atlético-MG no século. Na atual temporada, o camisa 7 marcou 13 gols em 14 jogos. Ao lado de Paulinho, forma uma dupla de ataque que deve ser mortal em muitos momentos da competição nacional.

Time base: Éverson; Mariano, Mauricio Lemos, Jemerson e Dodô; Otávio, Edenilson, Patrick e Zaracho; Paulinho e Hulk.

Hulk é o artilheiro do Galo no ano com 14 gols (Foto: Pedro Souza / Atlético-MG)

Corinthians

Mesmo com um início de ano decepcionante no Paulistão, o Corinthians, pela força da torcida e do bom plantel, aparece sempre entre os postulantes às primeiras colocações do Brasileirão. Nesse ano, sob o comando do iniciante Fernando Lázaro.

No Campeonato Paulista, o Timão acabou eliminado pelo Ituano nas quartas de final. Agora, após boa estreia na Libertadores, se prepara para dar um “bom pontapé” no Campeonato Brasileiro. Com a base da equipe mantida, os paulistas contrataram apenas dois jogadores: o lateral-esquerdo Bidu e o atacante Romero, velho conhecido da Fiel.

Nesta temporada, o principal destaque é Róger Guedes, artilheiro da equipe com 10 gols em 14 jogos. Yuri Alberto, companheiro de ataque, também vem se destacando, a ponto de ser convocado para a Seleção Brasileira. No meio-campo, o cérebro segue sendo Renato Augusto. Para o azar da Fiel, o camisa 8 se machucou na estreia da Libertadores e, com problema no menisco, pode ficar até dois meses fora.

Time base: Cássio; Fágner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Roni, Giuliano e Renato Augusto; Róger Guedes e Yuri Alberto.

Róger Guedes vive um ano artilheiro pelo Timão: são 14 gols (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895