capa

Jogador está pré-convocado para a Copa América pela seleção peruana

Artilheiro na temporada, Guerrero ajuda o Inter a consolidar novo estilo de jogo

Para Odair Hellmann, time adquiriu um novo patamar capaz de auxiliar o centroavante peruano

publicidade

A espera da torcida colorada para ver Paolo Guerrero estrear com a camisa do Inter foi longa valeu a pena. O peruano foi anunciado oficialmente como reforço do clube em agosto de 2018, mas fez sua partida inicial com o clube oito meses depois, em abril de 2019, contra o Caxias, pelo Campeonato Gaúcho, no Beira-Rio. No jogo, balançou a rede pela primeira vez pelo Inter. De lá para cá, foram necessários apenas 47 dias e 10 jogos para se tornar o artilheiro da equipe no ano. Com os dois tentos na vitória de quinta-feira contra o Paysandu, o "Predador", como é conhecido em seu país, alcançou a marca de sete gols na temporada. Além disso, o peruano tem sido fundamental para a mudança de patamar e a consolidação de um novo estilo de jogo do Colorado.  

"O Paolo é um grande jogador, de experiência internacional, de qualidade técnica. É um exímio finalizador. Agrega e agregaria a qualquer a plantel. Ele surgiu no momento certo, na hora certa e no lugar certo", argumentou o técnico Odair Hellmann ao comentar a fase de seu centroavante. Para o treinador, é preciso ressaltar o papel da direção na contratação e também a maneira como o grupo o recebeu. "A equipe está num patamar, tem uma consolidação, uma estrutura para que ele possa entrar e o coletivo o respaldar", disse.

Sempre diplomático e valorizando o coletivo, Odair refutou o termo "o Inter de Guerrero". "O Inter não é do Paolo Guerrero, é o Sport Club Internacional, de 30 milhões de torcedores. O Guerrero é um jogador que faz parte deste grande clube. Estamos muito felizes que ele esteja se sentindo e produzindo bem. Mas não podemos esquecer que, quando ele não jogou contra o River, o Sobis entrou e fez dois gols. Se o todo não estiver funcionado, só um jogador sozinho não vai ganhar nada", argumentou.

Certeza de que espera valeria a pena

O vice de futebol do Inter, Roberto Melo, defende que o desempenho do jogador, que marcou um gol para o Inter em cada 116,2 minutos jogados, não surpreende. "Quando fizemos a contratação, fizemos com muita convicção. Sabíamos que teríamos que aguardar um tempo. Talvez surpreenda um pouquinho o quão rápido ele conseguiu jogar e ter essa sequência. Ele está mostrando que, além de um grande jogador, é um grande profissional e atleta nesse tempo que ficou parado. Se preparou para voltar a jogar e é um dos maiores centroavantes que apareceram nos últimos tempos no Inter", cravou.

Melo foi ainda mais longe e considerou que, se tivesse estreado pelo time em 2018, Guerrero poderia ter levado a equipe a situações ainda melhores. "Falar do passado é complicado, mas tenho certeza que se ele tivesse jogado teríamos mais umas três vitórias no Campeonato Brasileiro e poderíamos ter brigado até o final. Não foi possível. Neste ano, está desempenhando o futebol que a gente sabe que ele tem", concluiu.

O ótimo desempenho nos primeiros jogos com a camisa colorada renderam ao centroavante de 34 anos uma pré-convocação para a seleção do Peru para a disputa da Copa América, entre junho e julho. O técnico Ricardo Gareca anunciou a pré-lista de 40 nomes para a competição além de dois amistosos preparatórios, contra a Costa Rica, em 5 de junho, e a Colômbia, no dia 19. Guerrero dificilmente deve ficar de fora, afinal, é o maior goleador da nacional peruana: são 36 gols em 91 partidas. Por conta disso, vai desfalcar o Inter em algumas partidas do Campeonato Brasileiro.

Artilheiro exalta o coletivo 

Logo após o jogo contra o Paysandu, o Guerrero preferiu destacar a capacidade coletiva da equipe na vitória. "É sempre lindo comemorar aqui nesse estádio maravilhoso. É inexplicável esse momento, mas o grupo está de parabéns pelo jogo e sacrifício. O mais importante é que a gente ganhou. Precisamos ganhar porque são dois jogos importantíssimos. A sequência continua, não pode parar", afirmou o camisa 9.


compartilhe