Inter aposta na reformulação sem abandonar a base vencedora na Libertadores sub-2O
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Inter no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Inter aposta na reformulação sem abandonar a base vencedora na Libertadores sub-2O

Comandados do técnico João Miguel estreiam às 17h, diante da LDU, no domingo.

Arthur Ruschel

publicidade

Se 2021 foi um ano dourado para a base do Inter, 2022 começa com mais um grande desafio para testar o elenco. No próximo domingo, os juniores do Colorado serão o Brasil na Libertadores sub-20, em Quito, no Equador. A estreia do Celeiro de Ases está programada às 17h, diante da LDU, pelo Grupo B, que ainda conta com Peñarol (Uruguai) e Millionarios (Colômbia). A competição segue até o dia 15.

“Temos conversado diariamente com os atletas sobre essa grande oportunidade em representar o nosso clube em terras estrangeiras.Vamos elevar o nível dos jogadores até o mais alto patamar, o que é fundamental para a sua formação”, avaliou o técnico João Miguel.

Campeão do Gauchão, do Brasileirão e da Supercopa do Brasil na temporada passada, o elenco chega reformulado ao Equador. Nomes do grupo vencedor, como Matheus Dias, Thauan Lara, Nicolas, Matheus Cadorini e Tiago Barbosa, ascenderam ao grupo principal. A base da equipe, atualmente, é a mesma que caiu nas oitavas de final da Copa São Paulo para o Palmeiras.

“É um momento de reformulação”, frisou Miguel. “Nosso planejamento para 2022 começou com a Copinha em que agregamos atletas oriundos do sub-17. Sabemos que há momentos de oscilação e de testagem, principalmente porque no sub-20 a exigência é maior”, completou.

Apesar das mudanças, o treinador promete manter a mesma espinha dorsal vencedora de 2021: “A todo momento estamos colocando dentro dos atletas esse espírito vencedor. Ficamos ainda mais felizes quando eles sobem ao profissional. Esse é o nosso verdadeiro objetivo”.

Ainda na quinta-feira, o Inter anunciou que o goleiro Anthoni e meio-campista Matheus Dias foram liberados do grupo principal para reforçar o elenco no Equador.

O aproveitamento da base

A marca da gestão Alessandro Barcelos tem sido a utilização constante dos garotos da base. Em março do ano passado, o Inter anunciou Gustavo Grossi, ex-braço direito do técnico multicampeão Marcelo Gallardo, do River Plate, como gerente executivo das categorias de base. Os investimentos seguiram em setembro, com a reinauguração do CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, casa da base colorada.

Na avaliação de João Miguel, tudo faz parte de um processo. As conquistas geram “visibilidade” e os títulos geram “confiança” aos jogadores. O treinador ainda reforçou o trabalho de Julinho Camargo, atual gerente de transição entre as categorias de base e o grupo profissional. Auxiliar de Paulo Roberto Falcão em 2011, Camargo retornou ao clube em janeiro do ano passado.

Com a Copa São Paulo abrindo o ano em janeiro, Miguel ainda não teve contato com o treinador do grupo principal Alexander Cacique Medina. “Ele também tem  suas funções dentro do clube. Não vai faltar oportunidade. Estamos bem felizes com o trabalho que vem sendo feito e constantemente estamos atentos à evolução dos jogadores visando seu aproveitamento ao profissional”, ressaltou.

 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895