Inter

Inter ganha reforço de peso para enfrentar o Vasco: Alan Patrick está liberado

Absolvido pelo STJD e praticamente recuperado de lesão, capitão colorado tem caminho livre para retornar ao time em São Januário

Alan Patrick foi absolvido pelo STJD e fica à disposição contra o Vasco
Alan Patrick foi absolvido pelo STJD e fica à disposição contra o Vasco Foto : RICARDO DUARTE / INTER / CP

Eduardo Baptista ganhou nesta quinta-feira a melhor notícia possível: Alan Patrick foi absolvido por unanimidade pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e não corre mais o risco de ficar fora das rodadas finais do Campeonato Brasileiro por punição. Assim, como também está praticamente recuperado de uma lesão, deverá estar em campo contra o Vasco, no dia 19 de novembro, em São Januário, na retomada da competição após a data Fifa. Para um Inter que luta contra o rebaixamento, recuperar seu principal jogador de criação não é pouca coisa.

A importância de Alan Patrick ficou ainda mais evidente na vitória sobre o Coritiba, por 1 a 0, nesta terça-feira, no Beira-Rio. Sem o camisa 10, o time teve mais posse de bola, mas pouco conseguiu fazer com ela. Faltou criatividade e, principalmente, alguém capaz de dar sentido às jogadas ofensivas. O gol salvador só apareceu nos acréscimos do segundo tempo, em cobrança de pênalti convertida pelo centroavante Alerrandro.

A vitória foi fundamental, mas seria exagero dizer que o desempenho convenceu. Depois da partida, Eduardo Baptista reconheceu as dificuldades, embora tenha elogiado a atitude dos jogadores. Também não escondeu o tamanho do prejuízo provocado pela ausência do capitão. "Perder o Alan é ruim para qualquer time. Se você pegar os 20 clubes da Série A, ele faz muita falta em qualquer equipe, ainda mais na nossa. Além de ser uma referência técnica, é uma liderança", afirmou.

O treinador destacou justamente aquilo que faltou diante dos paranaenses: alguém capaz de organizar o jogo e encontrar soluções com a bola nos pés. "Ele é o cara que faz o time jogar, que faz a bola andar, que sabe quando precisa segurar e quando precisa acelerar. É o nosso capitão, nosso líder técnico. Realmente, faz bastante falta", completou.

Alan Patrick não enfrentou o Coritiba porque ainda sentia dores decorrentes da lesão muscular. O tratamento foi intensificado nos dias anteriores ao jogo, e o jogador chegou perto de ser liberado. Thiago Maia, que também vinha de problemas físicos, conseguiu se recuperar e foi para o jogo. Ambos chegaram a se colocar à disposição da comissão técnica até mesmo para “atuar no sacrifício”.

Baptista, porém, preferiu não arriscar. “O Alan ainda tinha algum resquício, alguma dor, algo muito pequeno. Arriscar em um jogo desses e aumentar a lesão poderia significar perdê-lo por um longo tempo”, explicou. A decisão pode ter sido frustrante para quem esperava ver o camisa 10 em campo, mas o Inter tem motivos para comemorar agora. Com quase duas semanas até o confronto com o Vasco, Alan Patrick terá tempo para completar a recuperação e voltar sem precisar superar a dor na base da força de vontade.

Também escapou de outro problema. Denunciado no STJD pelas declarações contra o árbitro Lucas Casagrande após a derrota para o Fluminense, o meia poderia receber uma suspensão de até seis jogos. Foi absolvido por unanimidade nesta quinta-feira. Ou seja, depois de passar alguns dias entre o departamento médico e a expectativa de uma punição, Alan Patrick tem tudo para voltar justamente quando o Inter mais precisa dele.

Veja Também