Jogando na tarde deste sábado, no Maracanã, o Inter perdeu para o Fluminense por 1 a 0, resultado que mantém a equipe em situação delicada na tabela do Campeonato Brasileiro. Menos mal que o Vitória, principal concorrente colorado na luta contra o rebaixamento, também foi derrotado na rodada, o que preservou a distância do Inter para o Z-4 em quatro pontos. Agora, Ramón Díaz ganha uma semana para preparar a equipe para o jogo contra o Atlético-MG, que ocorre no próximo domingo, no Beira-Rio.
O jogo começou mal para o Inter. Atuando em casa, o Fluminense partiu para cima e tentou definir a partida logo nos primeiros instantes. Antes mesmo do primeiro minuto, Canobbio cruzou da direita e John Kennedy finalizou. Ivan fez a defesa e, antes de a bola ser afastada, ela ainda tocou no poste, na primeira grande intervenção do goleiro colorado na partida.
O Inter mal conseguia trocar passes. Logo em seguida, aos 2 minutos, após cobrança de escanteio de Renê, Serna finalizou, e Ivan voltou a salvar o time. O Fluminense era melhor, mantinha a posse de bola e criava as melhores oportunidades para abrir o placar. Os colorados, por outro lado, limitavam-se a se defender.
Porém, o tempo passou e a pressão diminuiu. O time carioca continuou controlando o jogo, mas sem repetir a intensidade dos primeiros minutos. Aos 27, Hércules cruzou para John Kennedy, que finalizou duas vezes e parou novamente em Ivan. O Fluminense quase marcou outra vez aos 32 minutos, quando Lucho Acosta acertou a trave. Na sequência da jogada, Alan Patrick puxou o contra-ataque e levou perigo à área adversária. Após um bate-rebate, Vitinho ficou com a sobra, mas finalizou mal, desperdiçando a melhor — e única — chance do Inter no primeiro tempo.
“A gente precisa melhorar no geral, desde o setor defensivo até o ataque. Temos que jogar mais como o Inter, ter mais a bola e ser mais agressivos no campo ofensivo. Precisamos do resultado para poder olhar um pouco para cima”, lamentou Ivan, herói colorado do primeiro tempo.
Ramón Díaz trabalhou no intervalo, fez três trocas e alterou o esquema tático, retomando o 3-5-2, com Vitinho improvisado como ala. A ideia era tentar ser mais ofensivo e incomodar, ao menos em alguns momentos, o Fluminense. Porém, foi o time da casa quem criou a primeira chance. Aos 7 minutos, após Acosta avançar em dribles pela área colorada, Hércules finalizou com perigo, muito perto do gol.
O Fluminense abriu o placar justamente quando o Inter vivia seu melhor momento na partida. Aos 15 minutos, após uma boa trama ofensiva que envolveu vários jogadores, Samuel Xavier chutou colocado da entrada da área e acertou o canto. Ivan ainda chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol.
O técnico colorado ainda fez uma última tentativa de reação, colocando Ronaldo e Pablo em campo, mas faltaram qualidade, intensidade e organização. O Inter continuou sendo pressionado e não levou mais um gol por pouco. No final, voltou a perder, novamente fora de casa, resultado que o mantém perigosamente próximo da zona de rebaixamento. Restam oito rodadas para o fim do Brasileirão.
CAMPEONATO BRASILEIRO - 30ª RODADA
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva, Ignácio e Renê; Hércules, Bernal (Otávio) e Lucho Acosta (Lima); Kevin Serna, Canobbio (Keno) e John Kennedy (Cano). Técnico: Luis Zubeldía.
Inter: Ivan; Bruno Gomes (Ronaldo), Mercado (Pablo), Juninho e Victor Gabriel (Clayton Sampaio); Bruno Henrique (Alan Benítez), Luis Otávio e Thiago Maia (Borré); Alan Patrick, Carbonero e Vitinho. Técnico: Ramón Díaz.
Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro. VAR: Thiago Duarte Peixoto (quarteto paulista). Local: Maracanã. Gols: