Inter

Manual da secação: Inter tem confrontos diretos na reta final do Brasileiro

Além do Atlético Mineiro, neste domingo, Inter terá pela frente ainda o Santos, no Beira-Rio, e duelos com Vitória e Ceará fora de casa

Vitão treinou com bola nesta quinta-feira, sinal de que poderá estar em campo contra o Atlético-MG, neste domingo, no Beira-Rio
Vitão treinou com bola nesta quinta-feira, sinal de que poderá estar em campo contra o Atlético-MG, neste domingo, no Beira-Rio Foto : RICARDO DUARTE / INTER / CP

Em meio à pressão pelos resultados e à luta para deixar a parte de baixo da tabela, o Inter chega às rodadas finais do Brasileirão dependendo apenas de suas próprias forças. E pode, além de escapar do rebaixamento, buscar uma vaga na próxima edição da Sul-Americana, o que serviria como uma espécie de troféu de consolação. Neste momento, três times despontam como principais adversários dos colorados na parte baixa da tabela: Vitória, Ceará e Santos.

O cenário é delicado, mas há motivos para otimismo. Além de ter um bom retrospecto contra os oito adversários que ainda enfrentará, o Inter também disputará confrontos diretos na luta contra o Z-4. A equipe colorada ainda enfrentará o Vitória, na próxima quarta-feira, em Salvador, o Ceará, também fora, logo após a data Fifa de novembro, e o Santos, no Beira-Rio.

No momento, o Ceará, que perdeu para o Fluminense por 1 a 0, na quarta-feira, em jogo atrasado do primeiro turno, soma 35 pontos e está à frente do Inter apenas pelos critérios de desempate. O Santos aparece logo acima da zona de rebaixamento, com 32 pontos, mas tem uma sequência considerada complicada, jogando duas vezes contra o Palmeiras e uma contra o Flamengo. Por outro lado, ainda tem nove partidas para disputar. Já o Vitória, que estaria rebaixado à Série B se o Brasileirão acabasse hoje, enfrenta o Cruzeiro, em Belo Horizonte, neste domingo.

Ciente da importância das próximas partidas, o presidente Alessandro Barcellos fez um apelo direto à torcida colorada. Após os recentes tropeços diante de Bahia e Fluminense, ele pediu união e apoio no confronto contra o Atlético-MG, neste domingo, no Beira-Rio. “Em nome da instituição, venho pedir o apoio do torcedor. O torcedor que nunca nos abandonou e vai, tenho certeza, fazer a diferença”, afirmou Barcellos.

Com oito rodadas pela frente, o Inter sabe que o desafio é grande, mas o caminho está traçado: depende apenas de si para transformar a luta contra o rebaixamento em uma arrancada por um lugar na zona de classificação à Sul-Americana. Mas isso nem é falado no momento.

| Foto: Arte: Leandro Maciel

Veja Também