B-girl japonesa Ami conquista primeiro ouro olímpico no breaking

B-girl japonesa Ami conquista primeiro ouro olímpico no breaking

Ami Yuasa, conhecida no breaking como b-girl Ami, venceu na final a promessa lituana b-girl Nicka, campeã mundial em 2023

AFP
Dançarina de 25 anos, que acumula inúmeras vitórias internacionalmente nos circuitos de break

Dançarina de 25 anos, que acumula inúmeras vitórias internacionalmente nos circuitos de break

publicidade

A japonesa Ami Yuasa, conhecida no breaking como b-girl Ami, conquistou nesta sexta-feira, 9, o primeiro ouro olímpico da história desta modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

A dançarina de 25 anos, que acumula inúmeras vitórias internacionalmente nos circuitos de break, venceu na final a promessa lituana Domenika Banevic, a b-girl Nicka, campeã mundial em 2023.

No evento realizado no parque urbano instalado na Place de la Concorde, em Paris, a chinesa Liu Qingyi, b-girl 671, levou o bronze ao derrotar a holandesa India Sardjoe, a b-girl India, no confronto direto.

Com a medalha de ouro, Ami pode ser a primeira e única campeã olímpica da história, já que a modalidade entrou pela primeira vez no programa dos Jogos em Paris-2024, mas já foi descartada para Los Angeles-2028, sem garantias de que voltará em edições futuras.

A japonesa foi campeã em sucessivos duelos mano a mano numa pista circular, ao ritmo da música de um DJ e incentivados por um mestre de cerimônias (MC), executando movimentos que convenceram repetidas vezes os nove jurados da prova.

O público parisiense respondeu bem à proposta, com incentivos e gritos ao longo da tarde, que esfriou um pouco quando a francesa Sya Dembélé, b-girl Syssy, foi eliminada nas quartas de final contra Ami.

O rapper americano Snoop Dogg, rosto habitual destes Jogos, marcou presença numa prova em que foram tocadas algumas das suas músicas.

O breaking encerrará sua passagem, até agora efêmera, pelos Jogos Olímpicos neste sábado, a partir das 11h (horário de Brasília), com a prova masculina.

Veja Também



Mais Lidas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895