Guilherme Toldo irá representar o Brasil na esgrima nos Jogos Olímpicos de Paris
Atleta gaúcho do GNU garantiu a vaga no Grand Prix de Washington
publicidade
Maior medalhista da esgrima brasileira em Jogos Pan-Americanos e principal referência do florete masculino, Guilherme Toldo garantiu vaga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O gaúcho, atleta do Grêmio Náutico União (GNU), confirmou sua vaga nesse domingo a melhor posição entre os atletas latino-americanos no Grand Prix de Washington, nos Estados Unidos. Este era o último torneio contando pontos no florete masculino para o ranking olímpico. “Fiquei muito feliz. Cada classificação olímpica tem um gosto especial, essa não foi diferente. Terminar essa corrida com a vaga garantida dá uma satisfação muito grande. O foco agora é em uma boa participação nos Jogos Olímpicos”, afirma Toldo, que completa: “Me sinto com potencial de fazer um bom resultado, trazer um bom resultado para o Brasil, para Porto Alegre, para o União. Me sinto em condições de treinar e dar o meu melhor para representar o Brasil da melhor maneira possível”.
Toldo encerrou sua participação no quadro de 64, ao cair para o norte-americano Nick Itkin, número 5 do mundo, por 15 a 5. O chileno Leopoldo Alarcon era o último latino-americano que poderia tirar a vaga do brasileiro, pois somava 20,875 pontos no ranking olímpico. Mas também caiu na mesma fase, para o francês Alexandre Sido, por 15 a 10.
Atualmente, Guilherme é dono do melhor resultado da história da esgrima masculina do Brasil, ao chegar às quartas de final da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Foi também o seu melhor desempenho olímpico, ficando muito próximo da medalha olímpica. Já nos Jogos de Tóquio-2020, ele foi eliminado na primeira rodada, enquanto em Londres 2012, perdeu na segunda fase. O gaúcho ainda tem no currículo seis medalhas em Jogos Pan-Americanos: duas pratas e quatro bronzes.
Além de Guilherme, o Brasil já tem confirmada a presença de Nathalie Moellhausen, na espada. Outros quatro atletas vão brigar por vagas no Pré-Olímpico da Costa Rica, nos dias 6 e 7 de abril, em San José: Alexandre Camargo (espada masculino), Mariana Pistoia (florete feminino), Henrique Garrigós (sabre masculino) e Karina Trois (sabre feminino).