Esportes

Paixão pela bolinha pequena promete reunir os fãs do tênis de mesa em Porto Alegre

Na esteira do sucesso de Hugo Calderano, 5ª Etapa do Estadual será realizada na próxima semana

Luísa Gonçalves, Betina Fonseca, Gustavo Henrique da Silva e João Paulo Neto
Luísa Gonçalves, Betina Fonseca, Gustavo Henrique da Silva e João Paulo Neto Foto : Mauro Schaefer

Nem só para as vitórias estão direcionadas as ambições de quem pratica um esporte. Há casos em que estar em grupo é mais relevante do que o próprio resultado. Um pouco desta sensação poderá ser percebida na 5ª Etapa do Estadual de Tênis de Mesa, que será disputado na próxima semana, em Porto Alegre. Em meio à onda de sucesso do medalhista de prata no Mundial de Doha 2025, Hugo Calderano, ainda há espaço para o protagonismo do acolhimento e da socialização entre as raquetes, mesas e bolinhas.

“Eu nunca prezei por resultado”, admite o técnico de tênis de mesa do Grêmio Náutico Gaúcho (GNG), Gustavo Henrique da Silva, sobre a importância de preservar o espírito do esporte nos seus atletas. “Sempre prezo pela experiência, pelo prazer de treinar e de competir. E aí o resultado acaba vindo de várias formas. Uma delas é que hoje, aqui no Gaúcho, ninguém se sente acuado de competir”, explica.

Betina Fonseca, de 14 anos, comprova na prática a aplicação da mentalidade. Melhor atleta gaúcha na categoria sub-13 em 2024, voltou dos Jogos da Juventude, disputados semana passada, em Brasília, buscando evolução. Para ela, não basta ser a melhor do estado, mas conquistar um nível técnico para estar em pé de igualdade com as rivais do país. “Eu mudei meus objetivos, não é mais só o resultado”, observa Betina.

João Paulo Neto, de 17 anos, não se afasta muito dessa linha de raciocínio. O tênis de mesa entrou na sua vida no colégio, como lazer. Depois passou a jogar no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), quando veio a pandemia. Em função do isolamento social, os treinamentos foram interrompidos e João disputou a partida mais difícil da sua vida: contra uma depressão profunda.

A superação veio nos ginásios do GNG e hoje o atleta é o mais assíduo e dedicado da equipe, atesta o professor Gustavo. Mesmo com dedicação máxima, após os estudos, o atleta não idealiza competir profissionalmente na modalidade. “Em questão de viver disso, eu penso muito no futuro fazer educação física, quem sabe me tornar um técnico. É uma coisa que eu amo mesmo fazer”, compartilha o jovem, que vai além: “Eu acredito que o esporte salva muito a vida”.

Além de aliado da saúde mental, Gustavo comenta que esportes com raquetes vêm se mostrando eficazes para terapia paliativa em pacientes diagnosticados com Alzheimer, Parkison e outras doenças degenerativas. Nessa perspectiva, o tênis de mesa se mostra acessível e adaptável a todas as idades e condições físicas. No clube, existem representantes do sub-9, como a caçula do time Laura Frantz, de 7 anos, e que já compete em nível estadual, até a categoria veterano, como Alcione dos Santos, atração da equipe aos 74 anos.

Com a ampla faixa etária, pode soar estranho que, há cerca de um ano, a organização do Estadual enfrentava dificuldades em firmar uma categoria feminina adulta. “É um esporte inclusivo, fácil, porém ainda é um esporte que por muito tempo foi coisa para homem”, adverte o técnico.

Luísa Gonçalves, de 25 anos, confirma a realidade. Estudante de Engenharia Química na UFRGS, ela ingressou no tênis de mesa na universidade, para então entrar no GNG ano passado. “Eu conheci o ambiente, vi que era acolhedor, colaborativo, que eu me sentia bem. E daí eu pensei: por que não chamar minhas amigas que treinam só na UFRGS para treinar aqui no Gaúcho comigo?”, relembra. Com a iniciativa, atualmente, oito atletas de três clubes diferentes competem na categoria.

Apesar do avanço, a dificuldade do reconhecimento das mulheres persiste. “O tênis de mesa, que já não é muito falado e divulgado, tem ainda uma mulher, mas infelizmente ela é conhecida como a namorada do Calderano”, reflete Luísa sobre Bruna Takahashi.

Etapa do estadual na capital

No próximo final de semana, nos dias 27 e 28 de setembro, ocorre, em Porto Alegre, a 5ª Etapa do 51º Campeonato Gaúcho de Tênis de Mesa. Esta será a primeira vez que o Grêmio Náutico Gaúcho (GNG) sediará uma fase do estadual.

Participarão do evento 265 atletas, vindos de 25 municípios. Serão mais de 600 jogos, disputados nas modalidades Campeonato Estadual e Liga Escolar. O GNG chega com a maior delegação, com 52 mesa-tenistas.

Segundo o treinador do GNG, Gustavo Henrique da Silva, o objetivo para esta competição é buscar as primeiras posições nas categorias adultas. Ainda neste ano, acontecem as etapas de Antônio Prado e Bento Gonçalves. O acesso aos jogos é gratuito e aberto ao público.

Para quem não puder presenciar, mas quer acompanhar os jogos de Hugo Calderano e Bruna Takahashi, as principais competições do circuito mundial da modalidade são transmitidas pela Cazé TV.

*sob supervisão de João Paulo Fontoura

Veja Também