A final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Flamengo não só definirá o primeiro tetracampeão brasileiro, mas também assegurará uma vaga para o Brasil no próximo Mundial de Clubes de 2029, que terá sua sede ainda a ser definida. A Conmebol detém seis vagas para o torneio reformulado, sendo quatro delas destinadas aos campeões da principal competição continental sul-americana.
Palmeiras e Flamengo já participaram da primeira edição do novo formato do Mundial, realizada neste ano nos Estados Unidos, após conquistarem a Libertadores em 2021 e 2022, respectivamente. Além deles, Fluminense e Botafogo, campeões das duas edições seguintes, também estiveram presentes no torneio americano.
Classificação para o Mundial: Campeões e Ranking
O formato de classificação da Conmebol para o Mundial de Clubes garante duas vagas adicionais por meio do ranking da entidade. Atualmente, o Palmeiras lidera este ranking, seguido pelo Racing. No entanto, é importante notar que, se outra equipe brasileira conquistar a Libertadores até 2029, a classificação via ranking não poderá ser utilizada pelos demais clubes do País.
Um exemplo disso ocorreu em 2025, quando River Plate e Boca Juniors se classificaram para o Mundial através do ranking, já que apenas brasileiros haviam vencido a Libertadores entre 2021 e 2024.
Com a final brasileira deste ano, o domínio do País na competição continental se consolida, alcançando sete campeões consecutivos. Além do vencedor de Palmeiras x Flamengo, outras equipes já garantidas no próximo torneio de 32 equipes incluem Cruz Azul, Paris Saint-Germain, Al-Ahli e Pyramids.
Brasil candidato a sede
O Brasil manifestou interesse em sediar o Mundial de Clubes de 2029, mas enfrentará forte concorrência de candidaturas como Austrália, Catar, Estados Unidos, e uma proposta conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos, países que já receberão a Copa do Mundo de 2030.
A final entre Palmeiras e Flamengo está marcada para 29 de novembro, em Lima, no Peru. Apesar da tentativa de Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de mudar o local para Brasília ou Belém, a tendência é que a partida mantenha sua sede original.
Além do título da Libertadores, o campeão também disputará a Copa Intercontinental a partir de 10 de dezembro, em mando a ser definido, enfrentando o Cruz Azul, campeão da Champions League da Concacaf.