Pela quarta vez desde que assumiu o comando da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti fez os jogadores e suas famílias ficaram atentos à televisão e torcer de dedos cruzados. Na tarde desta segunda-feira, 26 atletas começaram a fazer as malas para a última data FIFA do ano – quando o Brasil viaja para encarar o Senegal dia 15 de novembro, no estádio Emirates, na Inglaterra, e com a Tunísia no dia 18, na França.
Em comparação com a última convocatória, realizada em outubro para os amistosos contra a Coreia do Sul (5 a 0 pro Brasil) e o Japão (3 a 2 para os japoneses), o professor italiano chamou apenas dois atletas que atuavam em clubes nacionais. Desta vez, Ancelotti elencou sete jogadores que atuam no cenário brasileiro, como o lateral Luciano Juba (Bahia) e o atacante Vitor Roque (Palmeiras).
Durante a coletiva, o italiano também aproveitou para parabenizar o Flamengo e o Palmeiras pela chegada na final da Libertadores, além dos seus respectivos técnicos, Felipe Luís e Abel Ferreira, pelo “trabalho fantástico” que fizeram. Ancelotti ainda deu destaque para o Atlético Mineiro, que foi parabenizado pela final da Sul-Americana.
Convocados da Seleção Brasileira:
Goleiros:
- Bento – Al-Nassr (28 anos)
- Ederson – Fenerbahçe (32 anos)
- Hugo Souza – Corinthians (26 anos)
Defensores:
- Alex Sandro (lateral, 34 anos) – Flamengo
- Caio Henrique (lateral, 28 anos) – Monaco
- Danilo (zagueiro, 34 anos) – Flamengo
- Éder Militão (zagueiro, 27 anos) – Real Madrid
- Fabrício Bruno (zagueiro, 29 anos) – Cruzeiro
- Gabriel Magalhães (zagueiro, 27 anos) – Arsenal
- Luciano Juba (lateral, 26 anos) – Bahia
- Marquinhos (zagueiro, 31 anos) – PSG
- Paulo Henrique (lateral, 29 anos) – Vasco
- Wesley (lateral, 22 anos) – Roma
Meio-campistas:
- Andrey Santos (21 anos) – Chelsea
- Bruno Guimarães (27 anos) – Newcastle
- Casemiro (33 anos) – Manchester United
- Fabinho (32 anos) – Al-Ittihad
- Lucas Paquetá (28 anos) – West Ham
Atacantes:
- Estêvão (18 anos) – Chelsea
- João Pedro (24 anos) – Chelsea
- Luiz Henrique (24 anos) – Zenit
- Matheus Cunha (28 anos) – Manchester United
- Richarlison (28 anos) – Tottenham
- Rodrygo (24 anos) – Real Madrid
- Vini Jr (25 anos) – Real Madrid
- Vitor Roque (20 anos) – Palmeiras
As escolhas de Ancelotti
O comportamento recente de Vinícius Jr nas redes sociais foi alvo de questionamento pela imprensa durante a coletiva. O técnico da seleção brasileira destacou que sempre teve uma “relação muito boa com ele e com os outros jogadores” e que costuma dar conselhos ao atacante.
Ancelotti também respondeu sobre os motivos que o levaram a escalar o lateral do Bahia, Luciano Juba, para os próximos amistosos. Segundo o técnico, Juba tem boas características e é um jogador versátil. “Ele tem um perfil técnico muito importante, com assistências boas, pode jogar por dentro, pela esquerda, e ele esta fazendo um bom trabalho no Bahia”, explicou. “Creio que ele merece que podemos fazer uma revolução sobre ele”, acrescentou.
Quando questionado sobre a escolha de três 3 laterais esquerdos, Ancelotti respondeu que optou por essa decisão para não se equivocar no dia da lista final.
“Eu acho que com essa convocatória, encontramos laterais esquerdos muito bons. Foram três para evitar problemas no dia da lista definitiva, queremos conhecer de perto os jogadores e as pessoas”, destacou.
A comissão técnica ainda dividiu a estratégia já adotada para a Copa do Mundo de 2026. O intuito é chegar em maio do próximo ano com apenas os 26 jogadores elencados, sem chamar ninguém a mais.
*Com supervisão de Carlos Corrêa