Seleção Brasileira

Federação da Escócia exige desculpas de Neymar

Jogador do Santos disse que foi alvo de racismo durante amistoso entre Brasil e Escócia

Federação da Escócia exige desculpas de Neymar
Federação da Escócia exige desculpas de Neymar Foto : Glyn kirk / AFP
A Federação Escocesa de Futebol cobrou nesta quinta-feira um pedido de desculpas do atacante Neymar, que teria sido alvo de uma atitude racista durante o amistoso da Seleção Brasileira com a Escócia, no último domingo, em Londres. O jogador do Santos atribuiu à torcida escocesa a casca de banana atirada no gramado depois que ele marcou segundo gol da equipe de Mano Menezes na partida. "Esse clima do racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso País, vem jogar aqui e acontece isso. Prefiro nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve", criticou o atacante na segunda-feira.

A conotação racista, no entanto, foi desmentida pela diretoria do Arsenal, proprietário do estádio, na terça. Os dirigentes do clube informaram que o responsável pelo ato foi um turista alemão, que não teria tido a intenção de ofender o brasileiro. Por essa razão, e por não ter havido qualquer queixa na polícia, a entidade escocesa exige um pedido formal de desculpas do atleta ou da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Estamos consternados com essas alegações (de racismo) que viraram notícia em todo o mundo", afirmou Stewart Regan, chefe-executivo da federação.

"Os torcedores escoceses estão muito tristes e incomodados com as infundadas alegações que ameaçam manchar a reputação da torcida, respeitada pelo seu comportamento leal e bem-humorado. Como o assunto foi resolvido, e nenhum escocês foi envolvido, nós achamos que deveríamos defender a nossa torcida", justificou o dirigente.


Bookmark and Share