Relembre como foram as estreias dos antecessores de Dorival Júnior na Seleção Brasileira
Histórico recente é de vitórias na largada dos novos trabalhos. Única exceção entre os cinco últimos, foi Felipão
publicidade
No próximo sábado, começa o ciclo de Dorival Júnior à frente da Seleção Brasileira. Diante da Inglaterra, no icônico estádio de Wembley, o técnico terá a missão de recolocar a equipe nos trilhos, já que o trabalho de Fernando Diniz acabou sendo abaixo do esperado e, no momento o Brasil é apenas o sexto colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026. A primeira convocação do treinador trouxe uma série de surpresas, mas será dentro de poucos dias que o trabalho poderá ser visto pela primeira vez.
FERNANDO DINIZ
O técnico Fernando Diniz, do Fluminense, foi contratado como interino da Seleção Brasileira devido ao fraco desempenho do também interino Ramon Menezes à frente da equipe, enquanto o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues aguardava a chegada do italiano Carlo Ancelotti. No entanto, o italiano renovou seu vínculo com o Real Madrid. A estreia de Diniz aconteceu em 8 de setembro de 2023, uma goleada por 5 a 1 diante da Bolívia no no Mangueirão, em Belém, na estreia da Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Neste jogo, Neymar superou Pelé e se tornou o maior artilheiro do Brasil com 79 gols. O time atuou com Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez) e Renan Lodi (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Neymar; Raphinha, Rodrygo (Gabriel Jesus) e Richarlison (Matheus Cunha).
TITE
O gaúcho Tite iniciou a sua trajetória à frente da Seleção Brasileira em 1˚ de setembro de 2016, contra o Equador, com vitória por 3 a 0, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, pela 7ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. A vitória quebrou um tabu de 33 anos sem vitórias na casa do adversário - a última vez havia acontecido em 1983, quando ganhou por 1 a 0, gol de Roberto Dinamite. A Seleção Brasileira jogou com Alison; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho, William (Philippe Coutinho) e Neymar; Gabriel Jesus. Tite deixou o cargo em 17 de fevereiro de 2023.
DUNGA
Depois do fracasso na Copa do Mundo disputada no país, onde a Seleção Brasileira terminou na quarta posição, levando a histórica goleada de 7 a 1 da Alemanha nas semifinais, Dunga foi o escolhido para suceder Felipão, e visando a preparação para o Mundial de 2018. A reestreia do técnico gaúcho aconteceu no dia 5 de setembro de 2014, em vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia em amistoso disputado em Miami, Estados Unidos. O gol da Canarinho foi anotado por Neymar, de falta. O Brasil jogou com Jefferson; Maicon, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Elias), Ramires (Fernandinho), Willian (Éverton Ribeiro) e Oscar (Philippe Coutinho); Neymar e Diego Tardelli (Robinho). Dunga caiu em julho de 2016, após derrota para o Peru e a eliminação ainda na primeira fase da Copa América Centenário, nos EUA.
LUIZ FELIPE SCOLARI
Após dez anos da conquista do pentacampeonato mundial no Japão e Coreia do Sul, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, retornava ao comando da Seleção Brasileira. A reestreia foi no dia 6 de fevereiro de 2013, em amistoso contra a Inglaterra, em Wembley, Londres. O English Team venceu por 2 a 1 em jogo que marcou os 150 anos da federação de futebol do país (FA). O Brasil foi escalado com Júlio César; Daniel Alves, David Luiz (Miranda), Dante, Adriano (Filipe Luís); Ramires (Arouca), Paulinho (Jean), Oscar, Ronaldinho (Lucas Moura); Neymar e Luís Fabiano (Fred). Felipão foi demitido em 14 de julho de 2014, poucas horas depois do fim da Copa do Mundo, quando o Brasil levou 3 a 0 da Holanda na decisão do 3º lugar.
MANO MENEZES
No dia 10 de agosto de 2010, a Seleção Brasileira começava uma nova jornada com um novo treinador, Mano Menezes no lugar de Dunga, depois do fracasso na Copa do Mundo da África do Sul. Ele ficou no comando da equipe até novembro de 2012, e caiu com as taças do Superclássico das Américas de 2011 e de 2012, mas fracassos na Copa América e nas Olimpíadas e queda no ranking mensal da Fifa, a pior da história: 14º lugar. A estreia de Mano aconteceu diante dos Estados Unidos, no New Meadowlands Stadium, em Nova Jérsei. O Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Neymar e Alexandre Pato. O time jogou com Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, André Santos; Lucas Leiva, Ramires (Hernanes), Paulo Henrique Ganso (Jucilei), Alexandre Pato (André), Neymar (Ederson) (Carlos Eduardo) e Robinho (Diego Tardelli).
Veja Também
- Vini Jr se apresenta e fala em futebol bonito na seleção: “Sempre bom jogar contra os melhores”
- Nike apresenta novos uniformes da Seleção Brasileira
- A vez de Dorival Júnior