Seleção Brasileira

Seleção Brasileira irá enfrentar a Coreia do Sul e o Japão em preparação para a Copa do Mundo de 2026

Amistosos acontecerão em setembro, logo depois dos últimos compromissos da equipe pelas Eliminatórias do Mundial

Richarlison esteve em campo na goleada da Seleção em cima da Coreia do Sul, em 2022
Richarlison esteve em campo na goleada da Seleção em cima da Coreia do Sul, em 2022 Foto : Lucas Figueiredo/CBF/CP

A CBF divulgou, na manhã desta terça-feira, dois duelos preparatórios da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. Os adversários estão do outro lado do mapa: Coreia do Sul e Japão. O amistoso com os sul-coreanos será realizado no dia 10 de setembro, às 8h (de Brasília), em Seul, enquanto o confronto com os japoneses acontecerá no dia 14, às 7h30min (de Brasília), em Tóquio.

O principal objetivo dos confrontos, segundo o coordenador executivo geral da CBF, Rodrigo Caetano, é de colocar a equipe cara a cara com diferentes equipes e estilos de jogo até o Mundial de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá. “O Brasil já enfrentou Japão e Coreia em outros Mundiais, e é um futebol diferente, com uma escola diferente, jogadores que correm o tempo todo e uma marcação que é quase uma perseguição por todo o campo”, destacou Caetano.

Projeção de outros duelos

Além da Coreia do Sul e do Japão, a equipe de planejamento da Seleção também visa amistosos com equipes de outros continentes até a data do Mundial. No planejamento estão confrontos contra seleções africanas em novembro deste ano e com as europeias de nível A em março e junho de 2026. “Entendemos que enfrentar diferentes escolas mundiais vai trazer experiência e enfrentamento que poderemos ter na Copa”, disse o coordenador.

O último encontro entre brasileiros e japoneses foi em junho de 2022, com vitória verde e amarela por 1 a 0. A partida contra os sul-coreanos foi no mesmo ano, mas válida pelas oitavas de final da última Copa, com direito a goleada por 4 a 1 do Brasil.

O treinador italiano Carlo Ancelotti visa aproveitar estas partidas para ter um conhecimento maior sobre os atletas que serão chamados e preparar ainda mais o Brasil para o Mundial do próximo ano.

“Temos que aproveitar esses jogos para ter um bom ambiente na equipe, conhecer mais as características e a personalidade dos jogadores e preparar a equipe para a Copa do Mundo”, apontou Ancelotti.

Antes da viagem para encarar as seleções orientais, o Brasil ainda tem pela frente as duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 apenas para cumprir tabela, já que garantiu a classificação em junho. A Seleção encara o Chile no dia 4 de setembro, às 21h30min, no Maracanã, e a Bolívia, no dia 9, às 20h30min, em El Alto.

Veja Também